Heliópolis ganha maior ambulatório de SP

Bairro terá primeiro centro ambulatorial do país equipado com ressonância; consulta será confirmada até por torpedo

qua, 09/12/2009 - 11h29 | Do Portal do Governo

(atualizado 16h)

Heliópolis ganhou nesta quarta-feira, 9, um ambulatório médico com capacidade para 416 mil consultas com especialistas e 15,9 mil cirurgias por ano. O AME (Ambulatório Médico de Especialidades) Heliópolis foi inaugurado pelo governador José Serra e faz parte de um novo modelo de atendimento da Secretaria da Saúde que reúne consultas, exames e pequenas cirurgias em um só local, agilizando o diagnóstico e o tratamento dos pacientes. O investimento foi de R$ 20,4 milhões.

“Com isso nós aliviamos os hospitais, porque hoje hospital é usado para consulta, exame médico e cirurgias leves. Com uma unidade como esta muito bem equipada com um pessoal bem preparado, ampliamos e melhoramos o atendimento hospitalar”, disse Serra.

Com 16 mil metros quadrados de área construída, o AME Heliópolis é o maior do Estado e o primeiro centro ambulatorial do Brasil a contar com serviço de ressonância magnética. O espaço é composto por seis salas de cirurgia, 12 leitos de recuperação pós-anestésica, 24 leitos de hospital-dia e 45 consultórios, além de equipamentos de ponta como ultra-sonografia endoscópica.

No novo ambulatório os moradores da comunidade terão acesso a consultas nas mais diversas especialidades médicas como cardiologia, urologia, cirurgia ginecológica, cirurgia pediátrica, além de exames como mamografia, tomografia, biometria ultrassônica e retinopatia. “O AME Heliópolis é um marco no atendimento à comunidade. A população ganha tanto em qualidade quanto em facilidade de acesso à saúde pública”, afirma o secretário da Saúde Luiz Roberto Barradas Barata.

A humanização também estará presente em diversas ações do AME, que contará com serviço de transporte para pacientes, atendimento especializado para idosos, entre outros programas. Torpedos por celular também serão utilizados para confirmar e alertar os pacientes sobre a aproximação da data de suas consultas. Nem mesmo o meio-ambiente ficou de fora do projeto: 1,2 mil mudas de árvores foram plantadas ao redor do ambulatório. O AME Heliópolis fica na avenida Almirante Delamare, 1534.

Casa do Adolescente

Anexa ao AME, a Casa do Adolescente de Heliópolis dá a jovens de 10 a 20 anos a oportunidade de debater sobre cidadania e saúde. Médicos, psicólogos, dentistas, enfermeiros, nutricionistas, assistente social e educador físico prestam um atendimento exclusivo aos jovens. O objetivo é a prevenção por meio da informação. Os atendimentos acontecem nos seis consultórios médicos e um odontológico.

Há ainda 12 grupos formados para atividades não-médicas, como os de discussão sobre sexo, de gestantes e de pais e acompanhantes. Com 554m² de área construída, o espaço conta com campo de areia, playground e quadra poliesportiva para recreação. A estrutura fica à disposição da comunidade aos finais de semana.

Para serem atendidos, os jovens não necessitam da presença dos pais. Estes são chamados quando há necessidade de autorizar procedimentos médicos considerados invasivos. A Casa do Adolescente faz parte do Programa de Saúde do Adolescente da Secretaria.

Confira outras ações do Estado em Heliópolis

Da Secretaria da Saúde