HC vai ensinar PM a identificar motorista bêbado

Com a lei 11.275, de fevereiro de 2006, o condutor que se recusar à realizar testes poderá ser autuado mediante outras provas

seg, 03/09/2007 - 18h01 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas de São Paulo, ligado à Secretaria Estadual da Saúde, vai ensinar a Policiais Militares do Estado técnicas de como identificar motoristas que beberam acima do permitido por lei e que não aceitam fazer o teste do bafômetro.

A partir da lei 11.275, de fevereiro de 2006, o condutor que se recusar à realizar testes poderá ser autuado mediante outras provas. Pelo Código Brasileiro de Trânsito é considerado infrator pessoa que apresenta resultado igual ou superior a 0,69 g/l de álcool no sangue. Isso significa tomar duas latas de cerveja de 350 ml.

O treinamento será feito por médicos do HC, que percorrerão os batalhões da Polícia Militar na capital a partir desta terça-feira, 4 de setembro, às 10h. Os primeiros 50 policiais que receberão o treinamento são do Comando de Policiamento Rodoviário, próximo à estação do Metrô Armênia.

Paralelamente ao treinamento, os batalhões receberão um vídeo explicativo que permitirá aos cerca de 23 mil policiais reconhecer com facilidade os principais sinais de embriaguez, como olhos vermelhos, soluços ou sonolência, fala com dispersão, excesso de autoconfiança, dificuldade de lembrar ou entender fatos, perda da noção de tempo e espaço e dificuldade de coordenação motora.

Cerca de 11 mil pessoas são atendidas anualmente no HC de São Paulo vítimas de acidentes de trânsito. O consumo de álcool em excesso está ligado a 43% dos acidentes automobilísticos com mortes na cidade de São Paulo, segundo pesquisa da Secretaria de Estado da Saúde.

“O filme contêm dicas simples, com embasamento médico, para orientar o policial a identificar facilmente sinais de intoxicação por álcool, visando auxiliar os motoristas a atuar conforme a lei”, afirma Renato Poggetti, diretor do setor de Trauma do HC.Pelo Código Brasileiro de Trânsito é considerado infrator pessoas que apresentam resultado igual ou superior a 0,69 g/l de álcool no sangue. Isso significa tomar 2 latas de cerveja de 350 ml.

Da Secretaria Estadual da Saúde

(I.P.)