HC vai cruzar dados coletados

Idéia é ter argumentos para propor um cardápio mais saudável à cantina de uma escola

ter, 02/10/2007 - 11h20 | Do Portal do Governo

Já contando com bom número de acompanhamentos nesse padrão, cerca de mil, a equipe do HC pretende começar em breve o cruzamento dos dados coletados para análises mais aprofundadas sobre as tendências. “A partir delas, a gente pode gerar literatura médica”, planeja Ana Maria Escobar.

Outra meta é ter argumentos sustentados em números para, por exemplo, propor um cardápio mais saudável à cantina de uma escola, ou mesmo subsidiar políticas públicas. “Um levantamento que já temos é que o tabagismo começa em média aos 10 anos. Com essa constatação, podemos propor um trabalho de conscientização junto às crianças dessa idade”, exemplifica Filumena.

A ação tem ainda mais uma abrangência, considerada de grande importância. Por ser ambientada num Centro Escola e desenvolvida junto a uma equipe de alunos de graduação dos 4º e 5º anos de medicina da USP (90 por semestre) e residentes (175 por ano), ela acaba disseminando a nova metodologia de atendimento médico de uma forma mais abrangente.

“Eu acho ótimo, vemos a evolução da criança em função do trabalho da gente”, diz a residente de pediatria Juliana Alfano. Ela cita o exemplo do pequeno Nícolas. “Na última consulta, ele estava abaixo do peso na curva de crescimento (padrão adotado para controle), porque a mãe adotava um procedimento errado na alimentação. Só identifiquei porque cercamos com uma série de perguntas; agora ele está na curva correta”, comemora. “Um pequeno detalhe muda tudo”, avalia. A mamãe também afirma estar satisfeita com o atendimento: “Aqui eles são atenciosos com a gente”.

Saúde – O Centro de Saúde Escola Samuel Barnsley Pessoa (CSEB) é uma unidade docente-assistencial da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, sob a responsabilidade dos Departamentos de Medicina Preventiva, Pediatria, Clínica Médica e Fisioterapia, Fonoaudiologia e Terapia Ocupacional (Fofito).

Atua desde 1977 e completou 30 anos em julho deste ano, com números que traduzem a importância do serviço para a população da região do Butantã. Realizou cerca de três milhões de atendimentos em atenção primária à saúde nesse período.