HC usa cirurgia para evitar amputação em idosos

Técnica de angioplastia reduz tempo de internação e acelera recuperação do paciente

qua, 17/06/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

A gangrena é a principal causa de amputação dos membros inferiores de pessoas idosas com mais de 60 anos. São quatro mil novos casos por ano só no Estado de São Paulo. Para evitar novos casos, o Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital das Clínicas começou a adotar a angioplastia para tratar a doença, que é provocada pela falta de circulação sanguínea nas artérias.

O novo método funcionou em 70% dos casos, o que garante melhor qualidade de vida aos pacientes. A angioplastia é feita através de cateteres, por uma punção na virilha. De forma parecida com a que é usada para as coronárias, as artérias das pernas são dilatadas com o uso de balões e de stents – uma malha de aço fina em forma de tubo que libera a passagem e normaliza o fluxo sanguíneo.

A cirurgia apresenta baixo índice de complicações e permite recuperação mais rápida. O paciente pode receber alta no mesmo dia ou no dia seguinte. Se a operação não tiver o efeito esperado, o paciente tem a cirurgia clássica como opção, onde se utilizam as pontes de safena (com maior risco).

Em 2008, o Serviço de Cirurgia Vascular do HC realizou 218 procedimentos cirúrgicos relacionados à doença – 116 deles com o método da angioplastia.