HC Unicamp promove caminhada pela Semana Mundial da Voz

No domingo, dia 15, às 9 horas, será realizada uma caminhada para conscientização dos cuidados com a voz em Campinas

sex, 13/04/2007 - 20h38 | Do Portal do Governo

A disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp está preparando uma série de atividades em comemoração à Semana Mundial da Voz, que será comemorada de 16 a 21 de abril. Em Campinas no domingo, dia 15, às 9 horas, será realizada uma caminhada para conscientização dos cuidados com a voz na Lagoa do Taquaral, com concentração em frente ao Portão 01. De terça-feira (17) até sexta-feira (21) serão realizados atendimentos no ambulatório de Otorrino do HC com o objetivo de orientar e prevenir doenças que atingem o aparelho vocal. Ainda na terça-feira haverá uma apresentação do coral Zíper na Boca da Unicamp em frente ao ambulatório no 2º andar, a partir das 12 horas.

Durante a semana o atendimento será aberto para o público em geral e atenderá pacientes com problemas na voz das 8 às 16 horas. Segundo o chefe da disciplina da Otorrinolaringologia da FCM, professor Agrício Crespo, o atendimento será direcionado prioritariamente ao paciente que estiver com rouquidão. Esse sintoma pode ser um indicativo de câncer na laringe, se permanecer por mais de 15 dias.

A Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV) esclarece que dores constantes de garganta, sensação de incômodo ao engolir e perda da voz são alguns sinais e sintomas que devem colocar o paciente em alerta. Em 2006, a campanha no HC realizou 600 atendimentos durante dois dias. Este ano, a previsão é de que mais de 1000 pessoas comparecem ao HC da Unicamp durante a Semana da Voz.

De acordo com o otorrinolaringologista do HC da Unicamp, Carlos Takahiro Chone, a campanha tem o objetivo de conscientizar a população para exames de prevenção de câncer na laringe e outros problemas de saúde ligados à voz. “O Brasil é vice-campeão mundial em mortalidade por câncer de laringe. Uma vez que o paciente faz exames preventivos ou adere ao tratamento no início da doença, as chances de cura podem chegar a 100 por cento”, explica Chone.

A Campanha da Voz foi criada pela ABLV em 1999. Esta 9ª edição conta com o apoio dos atores Tarcísio Meira e Glória Menezes e da cantora Cláudia Leite. Mais de três mil profissionais da área de otorrino e fonoaudiologia em todo o Brasil, devem participar da campanha. No HC, vários funcionários também colaborarão com a campanha como enfermeiros, médicos das disciplinas, fonoaudiólogos, residentes e alunos de medicina.

Da Assessoria de Imprensa do HC da Unicamp

(R.A.)