HC tem ambulatórios de acupuntura em diversos departamentos

Supervisão do atendimento é feita por professores e monitores voluntários

sáb, 15/01/2011 - 16h00 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) dispõe de ambulatórios de acupuntura em vários departamentos, onde alunos de graduação, residentes, e alunos de especialização aprendem a ministrar a prática. Terapia chinesa milenar, a acupuntura é reconhecida oficialmente no Brasil e no mundo como especialidade médica. também está consolidada no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), com diversos serviços públicos de saúde oferecendo o tratamento aos pacientes.

O ambulatório de acupuntura mais tradicional do HC é o do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT). Nas aulas práticas são recebidos até 150 pacientes por dia de atendimento, que é feito sob a supervisão de docentes da FMUSP.

A supervisão do atendimento é feita por professores e monitores voluntários. O professor Wu Tu Hsing, diretor do Centro de Acupuntura do IOT, explica que a clínica é mantida em função das aulas práticas do Curso de Especialização em Acupuntura oferecido pela unidade, já em sua oitava edição, com uma média de 30 alunos formados por ano. 

Elizabeth Pricoli Vilela concluiu o curso de especialização no IOT em 2008, e agora atende como voluntária no Ambulatório de Acupuntura do Serviço de Geriatria do HC, onde também fez estágio durante o curso. “O trabalho com os idosos é bastante gratificante. Sabemos dos resultados porque eles voltam para as outras sessões”, diz a médica.

Ela acrescenta que a terceira idade é um público para quem a acupuntura é muito valiosa, amenizando as dores das doenças típicas da faixa etária, como artrose, osteoporose e deficiência muscular. “Antiinflamatórios em excesso comprometem rins e coração de idosos, além de poder causar úlcera gástrica. Então, a acupuntura equivale a alguns remédios a menos na sua ‘polifarmácia'”, ressaltou.

São atendidos nos ambulatórios de acupuntura do HC (além do IOT, a especialidade é praticada nos setores de pediatria, geriatria, clínica médica e no Centro de Dor) pacientes que já possuem cartão do Complexo HC, ou ainda os que são encaminhados de hospitais, postos de saúde e ambulatórios do SUS. No IOT, os pacientes com cartão do HC são atendidos às quintas-feiras, e os encaminhados pelo SUS, às terças-feiras.

O Instituto fica na Rua Dr. Ovídio Pires de Campos, 333, Cerqueira César, São Paulo, próximo à estação Clínicas do metrô.

Mais informações: (11) 3067-2367 / (11) 9626-0540

Da Agência USP