HC-SP oferece terapia para insatisfeitos com o corpo

Atendimento psicológico gratuito auxilia quem sofre de bulimia, anorexia, compulsão alimentar e obesidade

qua, 31/10/2007 - 8h25 | Do Portal do Governo

Se você apresenta sintomas de bulimia, anorexia, compulsão alimentar ou obesidade inscreva-se para o tratamento psicológico gratuito no Hospital das Clínicas (HC) de São Paulo. Interessados podem cadastrar-se no serviço da Divisão de Psicologia do Instituto Central do HC da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) e aguardar a chamada (no máximo dois meses de espera) para início da assistência. As inscrições podem ser feitas em qualquer época do ano, sem limite de vagas, pelo telefone (11) 3064-3186.

Essas doenças geram sofrimento psicológico e são ocasionadas por vários fatores, entre eles os ambientais, sociais, orgânicos e genéticos. Pacientes com bulimia e anorexia são tratados com terapia individual e semanal, com cerca de 50 minutos cada sessão. Quem sofre de compulsão alimentar e obesidade recebe psicoterapia em grupo, também toda semana, com duração de 120 minutos cada.

A alta ou continuidade da análise varia de acordo com a gravidade do caso. Os terapeutas são psicólogos que cursam pós-graduação em Transtornos Alimentares e Obesidade no Centro de Estudos em Psicologia da Saúde da Divisão de Psicologia do HC.

A assistência não é multiprofissional e não inclui cirurgia para tratamento de obesidade. O trabalho é oferecido desde 2002 e integra o projeto de assistência e pesquisa da área de Psicologia para auxiliar as pessoas que apresentam distorção da imagem corporal ou insatisfação com o corpo.

Durante cinco anos de atividade, 900 pacientes foram atendidos, mas o departamento não dispõe de dados estatísticos sobre o progresso do tratamento.

Entenda as diferenças

– Anorexia: a pessoa está abaixo do peso normal, mas sente-se gorda. Provoca vômitos, inicia dietas restritivas ou estratégias de compensação ao ingerir laxantes e diuréticos. Pode também fazer exercícios físicos compulsivamente.

– Bulimia: apresenta peso normal ou alguns quilos acima da média e enxerga-se mais gordo do que é. Age da mesma forma que o anoréxico. Consome compulsivamente quantidade elevada de alimentos calóricos. Depois, com o sentimento de culpa, provoca o vômito.  

– Obesidade: pessoa tem peso acima do normal para sua altura e idade, o que compromete a qualidade de vida e os relacionamentos.

– Compulsão alimentar: quem tem essa doença come compulsivamente alimentos calóricos; não consegue parar de ingerir, pois perde o controle do ato. Assim, engorda, sente mal-estar, e auto-estima prejudicada. 

Viviane Gomes

Da Agência Imprensa Oficial  

(I.P.)