HC-SP lança controle de diabetes on-line

Sistema inédito permite que usuário informe quantidade de refeição e saiba, pelo celular, quanto deve usar de insulina

seg, 07/01/2008 - 9h04 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas de São Paulo, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, acaba de lançar um sistema que promete revolucionar o controle da diabetes. Chamado de GlicOnline, a nova ferramenta auxilia o paciente nas refeições, informando o tipo e quantidade de insulina que deverá ser aplicada para compensar o nível de açúcar no sangue.

Por meio de qualquer aparelho de celular com chip e linguagem Java, de qualquer operadora de telefonia móvel, o sistema disponibiliza cerca de 600 tipos de alimentos cadastrados e medidas caseiras, como colher de sopa. Antes de cada refeição, o usuário mede sua glicemia, acessa o programa via celular e insere o valor encontrado. Também digita o alimento e quantidade a ser ingerida e, minutos depois, recebe a informação sobre a dosagem de insulina necessária.

Com a nova tecnologia, o paciente não precisa mais realizar a contagem de carboidratos ou fazer anotações a cada refeição, o que garante um controle mais estável nas taxas de glicemia, evitando o agravamento da doença, que pode provocar problemas renais e lesões nos olhos e nos pés, entre outras complicações.

Por meio do GlicOnline, o especialista do HC cadastra num prontuário eletrônico todas as informações do paciente, como tipos de insulina prescritos e especificações de bombas, por exemplo, além da quantidade diária da medicação.

Pelo computador o médico também pode acompanhar toda a evolução do paciente diabético, sabendo se suas taxas de açúcar subiram além da conta e se está seguindo o controle prescrito adequadamente. O próprio paciente pode acessar o sistema via Internet, fazendo login com seu CPF. Ali pode personalizar suas refeições, como, por exemplo, o café da manhã.

“Trata-se de um novo e moderno aliado no controle da diabetes, com facilidades para o paciente e para o médico”, afirma Karla Mello, endocrinologista do HC.

Do Hospital das Clínicas de São Paulo / Secretaria Estadual da Saúde

(C.C.)