HC-SP cria Central de Laudos com exames digitalizados

Novo sistema no Instituto de Radiologia distribuirá imagens de 40 mil exames por mês pelos computadores da instituição

sex, 22/02/2008 - 10h44 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas de São Paulo, da Secretaria de Estado da Saúde, acaba de implantar uma Central de Laudos informatizada que vai agilizar o acesso de médicos aos exames e aprimorar a qualidade das imagens e do diagnóstico de pacientes atendidos no Instituto de Radiologia (InRad).

Com o novo sistema PACS (Picture Archiving and Communication Systems) será possível capturar, armazenar e distribuir, por todo o complexo hospitalar, as imagens digitalizadas de cerca de 40 mil exames por mês, permitindo acesso rápido e fácil por meio de qualquer computador do HC. O Instituto de Radiologia responde por cerca de 80% de todos os exames de imagens feitos pelo hospital.

A nova tecnologia substitui as tradicionais chapas e cópias em papel dos exames, propiciando maior nitidez, rapidez e confiabilidade do resultado de raios-x, mamografias, tomografias e endoscopia, dentre outros exames. O sistema também evita que o paciente tenha que repetir o exame e amplia a segurança do diagnóstico.

Para a implantação da Central de Laudos foi realizada reforma e adequação de área física específica no InRad, que passou a contar com um espaço prático e funcional, totalmente planejada para absorver a demanda por exames radiológicos.

“Com as modernas instalações do Serviço de Radiologia Geral, os novos recursos tecnológicos e uma Central de Laudos informatizada, o HC poderá ter sua experiência replicada em outras instituições”, afirma Giovanni Guido Cerri, presidente do Conselho Diretor do InRad.

Da Secretaria da Saúde

(L.F.)