HC seleciona idosos para estudo e tratamento de depressão

Instituto de Psiquiatria do HC testa nova técnica no tratamento da doença

qua, 04/06/2008 - 19h29 | Do Portal do Governo

O Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas de São Paulo, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, vai iniciar tratamento inédito no país para idosos com depressão. A técnica, chamada de estimulação magnética transcraniana (EMT), será realizada pela primeira vez no Brasil com a ajuda de equipamento de neuronavegação possibilitando ao médico visualizar em 3D a região exata do cérebro a ser estimulada, resultando na maior eficácia do procedimento.

A estimulação magnética transcraniana é uma técnica moderna, indicada especialmente no tratamento das depressões e consiste na aplicação de campos magnéticos em determinadas regiões do cérebro.

Indolor e sem efeitos colaterais, promove alterações nos circuitos neuronais responsáveis por alguns transtornos psiquiátricos, como a depressão, além de outras patologias.

Com base na eficácia da EMT (cerca de 800 pacientes passaram pelo procedimento), comprovada no Brasil por meio das pesquisas realizadas e publicadas pela equipe do psiquiatra Marco Antonio Marcolin, do Instituto de Psiquiatria, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) concedeu registro à técnica e o Departamento de Psiquiatria do Hospital das Clínicas aprovou o seu uso fora de ambiente de pesquisa. Para que possa ser disponibilizado à população, o procedimento aguarda aprovação junto ao SUS.
 
Triagens abertas

O Grupo de Estimulação Cerebral do Instituto de Psiquiatria está triando homens e mulheres, de 55 a 75 anos, que apresentem depressão nas formas leve e moderada, para estudo e tratamento.

Não serão aceitos pacientes portadores de outros transtornos psiquiátricos ou doença orgânica grave não controlada (neoplasias, cardiopatias, patologias digestivas, diabetes mellitus tipos I e II); indivíduos com história de epilepsia, neurocirurgia com implante de clipes metálicos, trauma craniano e implante de marcapasso cardíaco.

Informações e agendamento de triagens pelo tel. 11 3069 8159.
 
Do IPq-HC