HC registra 140 casos ao mês de pacientes com crises renais

Ingestão de líquidos e dieta alimentar podem evitar a doença

ter, 20/08/2013 - 15h10 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas da USP registra em média 140 casos por mês de pacientes que procuram a emergência com crises renais provocadas por pedras nos rins. O aumento do número de casos, que hoje superlotam os prontos-socorros, é considerado um problema de saúde pública, explica o urologista responsável pelo Departamento de Endourologia do HC, Eduardo Mazzucchi.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook

A doença atinge 12% da população mundial economicamente ativa, com idade entre 30 a 50 anos e é rara em crianças e idosos. As cólicas começam subitamente e podem ser comparadas à dor do parto ou à dor da pancreatite aguda, considerada a pior dor pela literatura médica.

De acordo com Mazzucchi, a chance de qualquer indivíduo desenvolver pedra no rim mesmo sem predisposição genética é grande. “As pessoas precisam saber que é possível se prevenir da doença, cuja taxa de recidiva na formação de novos cálculos é bastante elevada”.

ASSISTA AO VÍDEO
Centro de Saúde do Homem é referência nacional no atendimento especializado

As causas que favorecem o aparecimento do cálculo renal são baixa ingestão de líquidos, dieta rica em sal, consumo abusivo de proteína animal, sobretudo de carne vermelha, obesidade e diabetes. Clima quente e seco também pode ser fator de predisposição, em função de desidratação das pessoas.

O tratamento, dependendo do diagnóstico, pode ser cirúrgico ou medicamentoso. Somente o Hospital das Clínicas realiza 30 cirurgias ao mês.

Do Portal do Governo do Estado