HC realizará campanha para prevenir câncer de pele

Interessados em pasar por exames devem comparecer ao Hospital das Clínicas com CIC e RG

qua, 16/11/2011 - 10h00 | Do Portal do Governo

No dia 26 de novembro, a Clínica de Dermatologia do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, realizará exames para diagnóstico precoce do câncer de pele no público interessado.

O atendimento acontecerá das 9h às 15h, no Prédio dos Ambulatórios, à Av. Enéas de Carvalho Aguiar, 155 – próximo à Estação do Metrô Clínicas. De acordo a médica Maria Cristina Messina, coordenadora da campanha no ICHC, embora o câncer de pele seja o tipo mais freqüente da doença, quando detectada precocemente a moléstia apresenta altos percentuais de cura.

Além do autoexame, os médicos irão orientar a população quanto aos cuidados para a prevenção e distribuir folhetos educativos para maior disseminação da informação.

O câncer de pele é caracterizado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo seu desenvolvimento.

A doença é mais comum em pessoas de pele clara, com mais de 40 anos. Seu surgimento está diretamente ligado à exposição prolongada ao sol, principalmente sem a proteção adequada.

Em 2010, campanha realizada no HC registrou 105 novos casos, de 913 pessoas avaliadas. Em 2009, foram mais 64 casos e em 2008, mais 130. Os pacientes foram matriculados e realizam tratamento no hospital.

As pessoas com múltiplas “pintas” ou “sinais” pelo corpo, com sardas no rosto ou ombros, pintas que estão crescendo ou se modificando, feridas que não cicatrizam ou que apresentem lesões pigmentadas nas palmas das mãos e plantas dos pés devem procurar o Hospital das Clínicas munidas de CIC e RG.

Para a assistência, a Clínica de Dermatologia mobilizará cerca de 60 profissionais, entre médicos, enfermeiros, voluntários e administrativos.
O atendimento é parte integrante da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Do Hospital das Clínicas