HC realiza transplante pioneiro de cartilagem de joelho

Cinco pacientes já foram operados no Instituto de Ortopedia por meio da técnica inédita no Brasil

qua, 27/06/2012 - 15h53 | Do Portal do Governo

Por meio de uma técnica até então inédita no Brasil, o Instituto de Ortopedia do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP) realizou cinco transplantes pioneiros de cartilagem de joelho. A técnica existe há 30 anos nos Estados Unidos e chegou ao país em 2010 através de um protocolo de pesquisa.

Segundo o ortopedista Luis Eduardo Tirico, pacientes jovens, com idade entre 15 e 45 anos, com lesões graves e grandes de cartilagem de joelho são os principais beneficiados. “É uma alternativa biológica para o paciente voltar a trabalhar, exercer suas atividades diárias e só precisar de prótese mais tarde, por volta dos 60 anos”, explicou.

No transplante fresco (Transplante Osteocondral a Fresco) da cartilagem articular de joelho, parte de osso e da cartilagem de joelho são transplantadas para o paciente lesionado, restabelecendo a anatomia da superfície articular, permitindo uma boa função e retorno às atividades normais. Nesta técnica, osso e cartilagem são captados de doadores de órgãos. 

O transplante de cartilagem de joelho se aplica aos casos de lesões ósseas graves, a maioria delas relacionadas a casos traumáticos e fraturas. A técnica representa uma nova esperança aos pacientes jovens, uma vez que pode substituir a prótese, tratamento muito usado mas que tem como desvantagem a necessidade da troca a cada 10 ou 20 anos.

Do Portal do Governo do Estado