HC realiza cirurgia inédita para tratamento das alterações do metabolismo cerebral

Cirurgia teve implantação de cateter no cérebro que permite avaliação detalhada do funcionamento do órgão

qua, 12/05/2010 - 15h00 | Do Portal do Governo

Um jovem de 25 anos com traumatismo craniencefálico grave foi submetido a uma cirurgia inédita no País. O serviço de Neurocirurgia de Emergência do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, realizou a implantação de um cateter que mensura simultaneamente a oxigenação cerebral, a temperatura e a pressão intracraniana auxiliando, de modo mais preciso, o diagnóstico e tratamento das alterações do metabolismo cerebral.

O aparelho implantado no cérebro foi produzido na Alemanha e ainda não havia sido utilizado na América Latina. Ele possibilita a avaliação detalhada do funcionamento do cérebro e representa o maior avanço em cuidados neurointensivos.

A técnica consiste na realização de um pequeno orifício na calota craniana (trepanação) e instalação do cateter até uma profundidade de cerca de três centímetros do plano ósseo. No quinto dia pós-operatório, o cateter foi retirado.

O paciente está em estado neurológico estável e com controle dos parâmetros vitais.

O Serviço de Neurocirurgia de Emergência do HC é pioneiro na aplicação dessa técnica que agora deverá ser utilizada como rotina, segundo o coordenador da unidade, Almir Ferreira de Andrade.

A Unidade de Urgência e Emergência do Hospital das Clínicas atende, em média, 13 mil pacientes por mês.

Do Hospital das Clínicas