HC promove congresso sobre humanização em saúde

Evento é destinado aos profissionais e estudantes da área da saúde

qua, 08/07/2009 - 15h00 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas, ligado à Secretaria da Saúde, vai promover o 6° Congresso de Humanização da Saúde em Ação para os profissionais e estudantes da área da saúde. O evento começa nesta quinta-feira, 9, e vai até sábado, 11, no Centro de Convenções Rebouças e conta com parceria com a Associação Viva e Deixe Viver.

Durante três dias, serão discutidos modelos de atenção e gestão na saúde. Também serão realizados debates sobre a formação profissional, visando o desenvolvimento de um cuidar mais ampliado. “A humanização, hoje, propõe que se saia do modelo biomédico estrito, e vá para o paciente”, diz a psiquiatra e organizadora do evento Izabel Rios, enfatizando a importância do modelo de atenção focado no paciente e não apenas na doença.

A gestão também será um dos tópicos tratados durante o evento, pois a integração dos profissionais de saúde com os modelos de atenção é fundamental para a humanização. “Não adianta ter um profissional capacitado de maneira humanizada e a instituição a qual pertence não dar valor para ações humanizadas”, conclui a organizadora.

De acordo com o superintendente do HC, José Manoel de Camargo Teixeira, a humanização tem, obrigatoriamente, de passar pela formação do profissional de saúde. “Quem estiver lá na ponta – seja médico, enfermeiro ou atendente – precisa ter a visão integral da pessoa que está interagindo e não apenas da doença”, aponta.

O comitê Humaniza HC, que trabalha com a Política Nacional de Humanização (PNH), foca com precisão questões de gestão. Realiza anualmente a pesquisa de clima institucional, que dá um diagnóstico das condições de trabalho. Segundo Izabel, com o resultado desta pesquisa é possível perceber onde há problemas para os gestores poderem fazer alguma intervenção.