HC promove campanha de prevenção do AVC para orientar à população

As atividades irão acontecer, das 10h às 12h, no Prédio dos Ambulatórios do Instituto Central do hospital

dom, 23/10/2011 - 17h00 | Do Portal do Governo

Nesta semana, nos dias 25, 26 e 27, neurologistas do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, promovem campanha de orientação à população para a prevenção da doença, a primeira causa de morte no Brasil. No mundo, o AVC causa seis milhões de óbitos por ano.

As atividades irão acontecer, das 10h às 12h, no Prédio dos Ambulatórios do Instituto Central do Hospital das Clínicas, por onde circulam diariamente mais de 10 mil pessoas. No dia 26, a ação também será realizada no Incor.

Segundo a neurologista Adriana Conforto, organizadora da campanha, os médicos irão abordar os fatores de risco, estimular a vida saudável e apontar os sinais de alerta de um AVC para um rápido socorro. Além disso, haverá distribuição de material educativo.

O AVC, popularmente conhecido como derrame cerebral, é caracterizado pela perda rápida de função neurológica, decorrente do entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos cerebrais.

A sequela mais comum é a paralisia completa de um lado do corpo ou a fraqueza. A doença, na maioria das vezes, acomete pessoas que têm hipertensão arterial, diabetes e doenças do coração. O sedentarismo, a obesidade, o fumo e o álcool também são fatores de riscos.

Os sintomas são: formigamento ou fraqueza em um dos lados do corpo, súbita dificuldade para falar, súbita dificuldade em enxergar, súbita dificuldade em andar ou perda de equilíbrio, súbita forte dor de cabeça, sem uma causa aparente e vertigem (sensação de tudo virar).

Procurar imediatamente um serviço médico especializado é primordial para a sobrevivência e recuperação do paciente.  

Para a prevenção da doença os médicos recomendam: prática de exercícios regulares, alimentação balanceada, não fumar e evitar o consumo excessivo de álcool. 

O Prédio dos Ambulatórios do HC e o Incor funcionam, respectivamente,  à Av. Enéas de Carvalho Aguiar, 155 e 44,  próxima à estação do Metrô Clínicas.

Do Hospital das Clínicas