HC promove campanha de prevenção ao câncer de pele

Durante a campanha, médicos atenderão a população para diagnóstico da doença

sáb, 27/11/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

A Clínica de Dermatologia do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, promoverá uma campanha de prevenção ao câncer de pele no sábado, 27. Durante o evento, os médicos farão exames para diagnóstico precoce do câncer de pele no público interessado.

O atendimento acontecerá das 9 às 15 horas, no Prédio dos Ambulatórios, à Avenida Enéas de Carvalho Aguiar, 155 – próximo à Estação do Metrô Clínicas.

As pessoas com múltiplas “pintas” ou “sinais” pelo corpo, com sardas no rosto ou ombros, pintas que estão crescendo ou se modificando, feridas que não cicatrizam ou que apresentem lesões pigmentadas nas palmas das mãos e plantas dos pés devem procurar o Hospital das Clínicas munidas de CIC e RG.

Para a assistência, a Clínica de Dermatologia mobilizará cerca de 50 profissionais, entre médicos, enfermeiros, voluntários e administrativos.

O câncer de pele é caracterizado pelo crescimento anormal e descontrolado das células que compõem a pele. A radiação ultravioleta é a principal responsável pelo seu desenvolvimento.

A doença é mais comum em pessoas de pele clara, com mais de 40 anos. Seu surgimento está diretamente ligado à exposição prolongada ao sol, principalmente sem a proteção adequada.

O atendimento é faz parte da Campanha Nacional de Prevenção ao Câncer de Pele, desenvolvida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Do Hospital das Clínicas