HC promove campanha de combate à hanseníase

Profissionais do HC atenderão população com manchas na pele, dormência ou feridas nas mãos e pés, olhos vermelhos, nariz obstruído ou com sangramento

ter, 13/07/2010 - 9h00 | Do Portal do Governo

A Clínica de Dermatologia do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), promoverá no dia 24 de julho (sábado), uma campanha para diagnóstico da hanseníase, doença silenciosa que, quando não tratada, traz sequelas graves ao portador.

O atendimento acontecerá das 8 às 15 horas, no Prédio dos Ambulatórios do Instituto Central do HC, à avenida Enéas de Carvalho Aguiar, 155 – próximo à estação do Metrô Clínicas. No local, neurologistas, ortopedistas, oftalmologistas, otorrinolaringologistas e médicos da Clínica Médica avaliarão os pacientes.

A responsável pelo Núcleo Multidisciplinar de Hansenologia, Leontina Margarido, afirma que as pessoas com diagnostico da doença serão tratadas pela Dermatologia do Hospital das Clínicas. A hanseníase, geralmente, se caracteriza por mancha esbranquiçada ou avermelhada na pele, sem sintomas de coceira, dor e ardor, dormência nos dedos, mãos, braços e pernas e dores e inchaços nas articulações.

“Macha insensível é a mais comum, mas a doença pode se manifestar de maneiras variadas, a exemplo de entupimento e sangramento no nariz, perda de olfato, queda de cílios e de pelos das sobrancelhas, olhos avermelhados, secos, com intolerância à luz, além de feridas nos pés, tanto nas plantas como nos dedos”, alerta a médica.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, o Brasil ocupa o primeiro lugar no ranking da doença, há mais de cinco anos. Sãos 4,6 doentes para cada dez mil habitantes, enquanto a Índia, berço da moléstia, apresenta 2,4 doentes para cada dez mil habitantes. A transmissão da doença se dá pelas vias aéreas. O tratamento é feito a base de medicamentos e pode levar de seis meses a um ano, dependendo do tipo de lesão.

Do Hospital das Clínicas