HC orienta turistas sobre vacinas e riscos de infecção

Neste período, o movimento no Ambulatório dos Viajantes aumenta

ter, 30/06/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

O Ambulatório dos Viajantes do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) e ligado à Secretaria de Estado da Saúde, recebe nesta época do ano centenas de pessoas que pretendem viajar nas férias e querem se prevenir do risco de doenças. “Orientamos todos os viajantes que vão para as áreas de risco de transmissão de doenças”, diz infectologista e coordenadora do ambulatório, Tânia Souza Chávez.

Ela afirma que dependendo do destino, há recomendações de cuidados especiais e vacinas específicas. Por exemplo, quem vai viajar para os países da América do Sul deve tomar a vacina contra a febre amarela.  

O atendimento do ambulatório é eficiente e tem dado conta da demanda. Os profissionais mantêm-se constantemente atualizados e trabalham diretamente com os sites oficiais do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS). “Áreas de risco podem mudar e epidemias podem surgir. Estamos sempre atrás das últimas informações”, afirma Tânia.

Para ser atendido, basta ligar para 3069-6392 durante o horário de atendimento – segunda à sexta, entre 8 e 16 horas – e agendar uma consulta. Os profissionais perguntam sobre o destino da viajem e pedem que seja informado um telefone para contato.

“Marcar um horário antes é importante para que todos possam ser atendidos da maneira mais eficiente possível”, explica Tânia. Ela acrescenta que casos mais urgentes, como pessoas que retornam de viagem com suspeita de infecção, podem vir sem agendamento prévio. “Tratando-se de malária, por exemplo, quanto mais cedo o tratamento, melhor”, explica. O teste e o tratamento são ministrados no local.