HC orienta população no Dia Nacional de Prevenção da Alergia

Atividades abordarão prevenção, diagnóstico e tratamento correto das doenças alérgicas

dom, 04/05/2008 - 16h59 | Do Portal do Governo

Na próxima quarta-feira, 7, Dia Nacional de Prevenção da Alergia, o Serviço de Imunologia Clínica e Alergia do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, irá promover uma série de atividades para chamar a atenção da população a respeito da prevenção, diagnóstico e tratamento correto das doenças alérgicas, especialmente dos quadros respiratórios que se agravam nesta época do ano, quando há uma grande concentração de poluentes.

Os médicos irão realizar medida de Pico de Fluxo Expiratório, um dos testes que avalia parte da função pulmonar, como dificuldades de saída do ar observada na asma. Também haverá exibição de vídeo educativo e distribuição de materiais sobre doenças alérgicas, como asma, rinite, dermatite atópica e alergia alimentar.

Estima-se que 30% da população brasileira tenham uma ou mais doenças alérgicas, que podem ter diferentes causas. O distúrbio se deve a uma resposta exagerada do organismo frente aos estímulos comuns do ambiente, como componentes da poeira (ácaros), elementos do ar (pólens e fungos), alimentos e medicamentos. As mais comuns são aquelas provocadas por inalantes, como a asma e a rinite.

Os sintomas são variados. Dependendo do tipo de reação alérgica surgem espirros, coriza, obstrução nasal, coceira nos olhos, irritação na garganta (parecendo um resfriado), falta de ar, sensação de aperto no peito, coceira, prurido, vermelhidão na pele, náuseas, vômitos, etc.

Geralmente as alergias surgem na infância. No entanto, os sintomas podem aparecer pela primeira vez em qualquer idade ou até reaparecer depois de vários anos de inatividade. Qualquer pessoa pode desenvolver o problema, independente de idade, sexo ou raça.

A falta de informação e o não reconhecimento dos sintomas por parte dos portadores dos distúrbios alérgicos contribuem para o aumento da gravidade da doença.

SERVIÇO

Data: Quarta-feira, 7 de maio

Horário: Das 8 às 12 horas

Local: Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas – Av. Enéas de Carvalho Aguiar, 155 – próximo à Estação Clínicas do Metrô – São Paulo – SP

Do HC

(L.F.)