HC orienta idosos sobre prevenção a quedas

Oficinas gratuitas para público a partir de 60 anos de idade acontecem nesta segunda e terça

seg, 13/06/2011 - 8h00 | Do Portal do Governo

Na Semana Mundial de Prevenção de Quedas na Terceira Idade, o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, ligado à Secretaria de Estado da Saúde, promoverá oficinas para orientar idosos a partir de 60 anos de idade sobre o tema.

Com entrada gratuita e aberta ao público da terceira idade, as oficinas irão ocorrer na segunda-feira, 13 de junho, das 8h às 16h, no Prédio dos Ambulatórios, e na terça, no mesmo horário, no Instituto do Coração (InCor).

Haverá orientação sobre adaptação da casa para evitar quedas, como, por exemplo, colocar utensílios e mantimentos em locais de fácil acesso, além de exercício de postura e movimento para que os idosos tenham mais equilíbrio. As oficinas serão promovidas por uma equipe multiprofissional do HC.

Levantamento da Secretaria de Estado da Saúde aponta que cerca de nove mil idosos são internados por ano por fraturas de fêmur em decorrência de queda. A estimativa é que 30% dos idosos paulistas caem pelo menos uma vez ao ano. Os números mostram os riscos a que eles estão expostos, principalmente dentro de casa. A queda também é a maior responsável pela morte acidental de idosos no Brasil.

Serviço

1º dia (13/06) – das 8h às 16h, as oficinas serão no Térreo do Prédio dos Ambulatórios do Instituto Central (PAMB) na Unidade de atendimento em fisioterapia Fonoaudilogia e Terapia Ocupacional;

2º dia (14/06) – das 8h às 16h no Térreo do Instituto do Coração (InCor).

Da Secretaria da Saúde