HC oferece tratamento para vítimas de violência sexual

As vítimas devem procurar os serviços com urgência, para evitar possível contaminação

qua, 20/08/2008 - 10h43 | Do Portal do Governo

O Núcleo de Assistência à Vítima de Violência Sexual (Navis), do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), atende 24 horas por dia. A assistência é realizada por equipe multidisciplinar e direcionada a pessoas de todas as idades e de ambos os sexos.

As vítimas de violência sexual devem procurar os serviços com urgência, para evitar possível contaminação por doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorréia, HIV e hepatite B. O prazo máximo é de 72 horas após o ato violento, para a realização das profilaxias e anticoncepção de emergência.

Segundo a infectologista Ivete Boulos, responsável pelo núcleo, inicialmente há a administração de medicamentos e vacinas. Em seguida, a pessoa é acolhida por assistentes sociais e tem consulta médica e psicológica agendada. Em média, o Navis atende dez casos por mês. A maioria é do sexo feminino (93%). Em 51% das notificações, os agressores são conhecidos da vítima.

O acompanhamento clínico leva, em média, seis meses – período de investigação do aparecimento de possíveis doenças infecciosas. O psicológico é mais demorado – um ano. Os familiares das vítimas também recebem orientações psicológicas. As pessoas que sofreram violência sexual e nunca procuraram ajuda podem recorrer ao núcleo para se recuperar do trauma.

SERVIÇO

Atendimento ambulatorial:

Prédio dos Ambulatórios do Instituto Central do HC

Avenida Enéas de Carvalho Aguiar, 155 – São Paulo

Mais informações, pelo telefone (11) 3069-6397

Do Instituto Central do HC

(M.C.)