HC oferece estimulação cognitiva para portadores de Alzheimer

Atividades de estimulação cognitiva e funcional complementam tratamento farmacológico dos pacientes

ter, 12/02/2008 - 10h50 | Do Portal do Governo

O Centro de Reabilitação e Hospital-Dia para Idosos do Instituto de Psiquiatria do HC-FMUSP, está triando pacientes acima de 60 anos, portadores de Doença de Alzheimer em fase inicial, que já estejam em tratamento medicamentoso, para participarem de grupo onde serão oferecidas atividades de estimulação cognitiva e funcional, em complemento ao tratamento farmacológico.

Coordenado pelos psiquiatras Wagner Gattaz e Paula Nunes, o projeto de estudo e tratamento envolve equipe multidisciplinar e engloba um conjunto de atividades, tais como: estimulação cognitiva individual e em grupo, incluindo uso de programas computadorizados e jogos de raciocínio, terapia ocupacional, arteterapia, fonoaudiologia, fisioterapia e educação física. Para familiares e cuidadores serão oferecidos grupos de apoio psicológico e psicoeducacional.

O programa tem duração de 12 semanas (duas vezes por semana), e o paciente deverá comparecer ao IPq sempre acompanhado de um familiar ou cuidador.

Agendamento de triagens pelo telefone (11) 3069 7924, às quartas e sextas-feiras, das 14 às 17h; ou pelo e-mail paula@formato.com.br

Do Instituto de Psiquiatria do HC

(L.F.)