HC oferece aulas de ensino médio para pacientes crônicos

Aulas foram adaptadas para evitar desgaste dos alunos, que não se dispersam e aprendem mais rápido

sáb, 23/02/2008 - 11h32 | Do Portal do Governo

Vencer grandes desafios faz parte do dia-a-dia de Eliana Zagui e Paulo Henrique Machado. O mais novo é concluir o ensino médio. Pode parecer tarefa fácil para qualquer pessoa, mas, para os dois jovens, internados há mais de 30 anos na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Instituto de Ortopedia e Traumatologia (IOT) do Hospital das Clínicas (HC), cada pequeno obstáculo ultrapassado representa uma grande vitória.

Como seu companheiro de quarto, Paulo, cinéfilo apaixonado, Eliana adquiriu poliomielite (paralisia infantil) na infância. “Por causa das complicações da doença, precisam de cuidados especiais. Por esse motivo não moram com os seus familiares”, explica Nuno César Landgraf, médico da UTI do Instituto de Ortopedia do HC”.

A história desses dois personagens, apesar de toda a dificuldade imposta pela pólio, é símbolo de superação. Eliana é exímia pintora e pertence à Associação dos Pintores com a Boca e os Pés, participou de várias exposições. Um dos seus quadros está no calendário deste ano da associação.

Big Brother – Eliana confessa que durante muito tempo foi noveleira e adorava assistir ao programa Big Brother, exibido pela Rede Globo. “Assistimos às seis edições do BB e não perdíamos um dia. O meu sonho é entrar na piscina daquela casa. Agora, voltei meu tempo para os livros e filmes. Romances, comédias e obras cinematográficas, na linha do mestre Hitchcock, são os meus preferidos. Na semana passada, assistimos ao O Colecionador de Ossos, com Angelina Jolie e Denzel Washington. Torcemos imensamente para que ele (Denzel – um detetive com paralisia total) conseguisse prender o inimigo”.

Cinema no sangue – Para o cinéfilo Paulo, residente no Instituto de Ortopedia há 39 anos, essa época é uma das mais interessantes. “Tem o Oscar e o Festival de Berlim. Nesse período do ano, o mundo cinematográfico ferve e, é claro, baixei alguns filmes pela Internet”, diz sem constrangimentos. Agora, com a amiga Eliana, Paulo cursa o ensino médio e pretende avançar mais. Ele deseja freqüentar uma faculdade de cinema on-line. “É um sonho que quero realizar. Tenho em meu computador alguns programas, como o Autodesk Maya, com o qual consigo fazer alguns desenhos”. A paixão pelo cinema pode ser vista nos objetos que compõem o quarto do Paulo: um Mestre Yoda confeccionado em pelúcia, uma réplica da máscara do Darth Vader e do chapéu do Indiana Jones, presente da empresa Prada.

Maria Lúcia Zanelli

Da Agência Imprensa Oficial