HC monitora freqüência cardíaca de participantes da São Silvestre

Participarão 10 ouvintes da rádio Bandeirantes, sorteados para o teste

qua, 24/12/2008 - 11h04 | Do Portal do Governo

O HCor – Hospital do Coração, em São Paulo, referência em cardiologia e medicina do espor e, encerra seu calendário esportivo em 2008 com a participação na 84ª edição da principal corrida de rua da América Latina: a São Silvestre, no dia 31 de dezembro. Os colaboradores do HCor, que fazem parte do Programa de Incentivo ao Atleta, participarão junto com os 20 mil inscritos na prova.

Para uma corrida desse porte o HCor preparou um atendimento diferenciado. Foram selecionados 10 ouvintes do Programa Fôlego da Rádio Bandeirantes que serão monitorados antes e durante a corrida com um aparelho chamado Web Lopper – um aparelho portátil que, ao detectar algum sintoma de arritmia, o paciente aperta um botão do aparelho fixado em sua cintura e, automaticamente, é enviada uma análise do ritmo cardíaco para o médico.

“Este equipamento permite que o médico analise o resultado do eletro via internet no momento exato em que ocorreu a arritmia. Isso facilita a orientação imediata do paciente”, explica Dr. Nabil Ghorayeb, cardiologista, médico do esporte do HCor, e responsável pelo monitoramento nos participantes. Após o término na corrida o participante se dirige até o espaço onde estará locada a equipe de profissionais do HCor, onde receberá as orientações médicas.

Além disso, a Instituição estará presente durante todo o percurso da prova com 14 ambulâncias para possíveis atendimentos de emergência. E durante os quatro dias da entrega dos kits da corrida, o HCor distribuirá cartilhas elaboradas pela equipe médica e multiprofissional do Hospital, com orientações sobre saúde, qualidade de vida e prática de exercícios físicos. No material o atleta encontra itens sobre a importância da preparação física,  precauções com os exercícios e os cuidados com o corpo.

Essa é uma corrida muito esperada para os esportistas, pois une atletas de diversas partes do mundo, e nomes fortes do atletismo brasileiro como, por exemplo, Maria Zeferina, Marizete Rezende, Frank Caldeira, Vanderlei Cordeiro de Lima, entre outros.

Prevenção

Como as corridas têm percursos longos, o HCor chama a atenção no que diz respeito à prevenção. É fundamental que o esportista procure um bom médico antes de iniciar qualquer atividade física para que receba uma orientação ideal para cada tipo físico e não exagere nos exercícios. É importante também incluir precauções na rotina, como evitar postura inadequada e o uso constante do salto alto, para o caso das mulheres, pois podem prejudicar o sistema articular do corpo.

Com todos os avanços que a vida moderna proporciona é necessário que as pessoas se mobilizem para fugir do estado de desequilíbrio emocional que muitas vezes reflete na saúde física. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2005 a cada 100 mil óbitos no Brasil, 84.945 foram causados por doenças do coração. Desse número, 28,76% refere-se ao Estado de São Paulo. Na população jovem, entre pessoas com idade de 20 a 40 anos, o número de infartados representa 12% dos casos, sendo que há dez anos, essa representação era de 6%.

“Caminhar ou correr são apenas duas das muitas maneiras para iniciar uma prática saudável. Além de produzir inúmeros benefícios, previnem doenças cardiovasculares. Porém, para começar qualquer atividade de exercícios físicos, é necessário que a pessoa siga corretamente algumas regras básicas para que a atividade não se torne um problema”, acrescenta o Dr. César Jardim.

Significante também é a questão da alimentação, pois a reeducação alimentar, a eliminação do excesso de gordura, a inclusão de frutas e a hidratação antes, durante e depois da prova, completam a preparação para as corridas e caminhadas.

O incentivo da prática de atividade física entre os colaboradores HCor

Para contribuir na melhora da qualidade de vida de seus colaboradores, o Hospital do Coração desenvolveu o Programa de Incentivo aos Atletas. A idéia é estimular práticas esportivas e, principalmente, promover a saúde.

O Programa oferece treinamento esportivo a todos os seus participantes, por meio da assessoria esportiva Run&Fun, e são realizados em locais estratégicos da cidade (Ibirapuera, USP, Parque da Água Branca, entre outros), com estrutura e orientação individualizada adequadas. Não é preciso ter interesse em corridas, o treinamento pode ser focado em caminhadas e outras atividades físicas. O HCor oferece toda a avaliação médica por meio do Sport Check-up HCor,  uniforme, subsídio para academia e se responsabiliza por inscrições nas provas.

HCor, hospital oficial das corridas de rua

Além da presença nas provas: Pedestre Sargento Gonzaguinha, São Silvestrinha, São Silvestre e 10K Rio Corrida Panamericana, o HCor participou de importantes corridas de referência como a Nike 10K, realizada em 25 países simultaneamente, Meia Maratona Internacional do Rio, Volta Internacional da Pampulha, Etapas do Circuito Run Series Track&Field, Super 40 de Revezamento, Corrida pela Paz, entre outras. A instituição também marcou presença na Virada Esportiva, que aconteceu no mês de novembro na cidade de São Paulo.

Medicina Esportiva HCor

Considerada um dos mais importantes centros nacionais da especialidade, reúne uma equipe altamente especializada com os mais modernos recursos tecnológicos para dar assistência a todas as patologias ortopédicas.

Com a realização de 600 cirurgias de joelho por ano e mais de 25 procedimentos de sutura do menisco por mês (a medicina esportiva do HCor é referência na utilização desta técnica), a Instituição atende todos os perfis de esportistas, desde o amador até o profissional.

A prática de atividade física é um meio eficaz para fortalecer o organismo e manter condições de vida saudável, porém, é importante o esportista ficar alerta no que diz respeito ao limite do corpo para a prática do exercício com segurança. “É fundamental o atleta conhecer a freqüência cardíaca a ser atingida durante o exercício e ter consciência de que ela não deve ser superada numa atividade física regular”, ressalta Dr. Nabil Ghorayeb, cardiologista e especialista em medicina do esporte do HCor.

O Sport Check-up é um programa do HCor que oferece a possibilidade de realizar uma completa avaliação em curto espaço de tempo, o que facilita a rotina de treinamentos e a agenda dos atletas, esportistas e pessoas que pretendam iniciar suas atividades físicas. São realizadas avaliações cardiológica, ortopédica e exames de diagnósticos além de teste ergométrico, eletrocardiograma e orientação nutricional.

Para os esportistas e atletas que já praticam atividades físicas regularmente, são realizados outros exames complementares. Já os atletas de alto desempenho, contam com um módulo completo, com uma série de exames, mais aprofundados, além de condutas diferenciadas necessárias para este perfil. Os exames laboratoriais podem ser colhidos na empresa ou residência dos clientes. São disponibilizados, ainda, os resultados dos exames em CD-ROM. Assim, clientes e médicos poderão ter acesso à avaliação completa, em qualquer momento.

Serviço

HCor na  84ª edição da São Silvestre

Dia:  31 de dezembro

Horário: a partir das 15 horas

Endereço: Av. Paulista – Masp

Da Secretaria da Saúde