HC lança programa que reduz riscos à saúde da criança

Programa “Diagnóstico Amigo da Criança” reduz exposição à radiação ionizante e diminui quantidade de sangue coletado para análises

seg, 03/09/2012 - 21h12 | Do Portal do Governo



O Hospital das Clínicas lançou o “Diagnóstico Amigo da Criança”, programa que garante um diagnóstico preciso com o mínimo de exposição dos pacientes a riscos presentes ou futuros. O projeto, pioneiro do Instituto da Criança, reduz em 75% o volume de sangue coletado das crianças para análises laboratoriais.

O Diagnóstico Amigo da Criança prevê métodos diagnósticos que usem doses mais baixas ou não utilizem a radiação ionizante, que traz riscos à saúde, como o aparecimento de câncer. O novo aparelho de tomografia do Instituto da Criança, adquirido por R$1,2 milhão, reduz em torno de 70% a exposição das crianças à radiação.

ASSISTA TAMBÉM
Mortalidade infantil em SP chega ao menor nível da história

De acordo com a diretora do Instituto da Criança, Magda Carneiro-Sampaio, o programa representa “o progresso da medicina sendo incorporado aos equipamentos públicos”.

O programa prevê ainda a criação do “Cartão Amigo da Criança”, que reúne informações do paciente em um histórico digital, assegurando que o histórico médico da criança fique organizado e acessível aos profissionais de saúde. 

O Instituto da Criança realiza cerca de 550 internações de pacientes e aproximadamente 6.400 consultas ambulatoriais. 

Do Portal do Governo do Estado