HC lança cirurgia endoscópica para tratar hérnia de disco

Procedimento é inédito no SUS e permite que o paciente tenha alta no mesmo dia

qua, 12/02/2014 - 20h39 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP passa a oferecer um procedimento inédito no SUS (Sistema Único de Saúde), o tratamento de hérnia de disco lombar por cirurgia endoscópica. A técnica é aplicada com anestesia local e possibilita que o paciente tenha alta no mesmo dia.

– Siga o Governo do Estado no TwitterFacebook e veja fotos no Flickr

Segundo o ortopedista Alexandre Fogaça, do Instituto de Ortopedia e Traumatologia do HC, estudos mostram que a cirurgia feita com o auxílio do endoscópio é tão eficaz quanto a tradicional, com a vantagem de ser menos invasiva.

A técnica é aplicada com anestesia local e sedação para permitir monitorar os movimentos do paciente. Após a anestesia, é feita uma pequena incisão e inserida uma cânula por onde passará o endoscópio e os instrumentais apropriados para a retirada do disco lesado.

Cerca de 300.000 pessoas são submetidas por ano a procedimentos cirúrgicos abertos para tratar a hérnia de disco no Brasil. O especialista explica que apesar do alto índice de sucesso nesse tipo de procedimento, as complicações (como infecções) e o tempo prolongado de reabilitação foram fatores cruciais par ao desenvolvimento de novas técnicas minimamente invasivas, como a endoscopia.

O Hospital das Clínicas, maior complexo hospitalar da América Latina, passará a oferecer o novo tratamento de forma regular. Porém, apesar da técnica englobar quase todos os tipos de hérnias de disco, cabe ao médico avaliar, individualmente, se o procedimento é indicado para o paciente.

Do Portal do Governo do Estado