HC inova com atendimento odontológico diários nas UTIs

O objetivo é prevenir e remover os focos de infecções bucais ativos que podem comprometer o quadro clínico geral do paciente grave

sáb, 09/04/2011 - 20h00 | Do Portal do Governo

O Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, adota  atendimento odontológico diário nas Unidades de Terapia Intensiva. Antes a assistência era condicionada à solicitação médica.

Inovadora, a iniciativa objetiva prevenir e remover os focos de infecções bucais ativos que possam comprometer o quadro clínico geral do paciente, especialmente daqueles que estão intubados e em ventilação mecânica.

De acordo com a diretora da Divisão de Odontologia, Paula Peres, as visitas são importantes para o diagnóstico e tratamento de infecções orais agudas e oportunistas, como abscesso dentário (pus na gengiva), traumas na língua e nos lábios, placa bacteriana, herpes, candidíase oral, entre outras patologias.

“A avaliação odontológica da condição oral e da higiene correta é fundamental para diminuir os riscos da pneumonia aspirativa, principalmente nos pacientes que apresentam disfagia ou que estejam fazendo uso da ventilação mecânica nas UTIs”, acrescentou.

Outra medida foi o treinamento do corpo de enfermagem (enfermeiros e auxiliares de enfermagem) sobre a importância da higiene oral e de como realizá-la, além da padronização da técnica.  Até o momento, 400 profissionais foram treinados pela odontologia. 

A boca é uma das portas de entrada para infecções, principalmente a respiratória. Se não estiver limpa, facilita a proliferação das bactérias já existentes, além da colonização por outras bactérias, principalmente as que já se encontram no ambiente da UTI.

Paula Peres também reiterou que a presença do cirurgião-dentista na rotina diária da UTI surgiu da necessidade observada nas consultas que, anteriormente, eram realizadas mediante solicitação médica. O Instituto Central do HC conta com 115 leitos, distribuídos em nove UTIs.

Com a inovação, considerada de baixo custo, de amplo acesso e com excelente aceitação pela equipe multiprofissional das UTIs, o Instituto Central do Hospital das Clínicas do HCFMUSP deverá aumentar a segurança do paciente e acelerar o processo de alta.

O Centro Odontológico da Divisão de Odontologia do ICHC reúne todas as especialidades no mesmo local: atendimento ao paciente com necessidades especiais, bucomaxilo – facial e dor orofacial. Em média mensal, são cinco mil procedimentos em pacientes com doenças sistêmicas, cujo tratamento deve ocorrer dentro do ambiente hospitalar. A interação entre as equipes possibilita agilidade no atendimento e crescimento intelectual dos profissionais.

Do Hospital das Clínicas