HC inaugura instalações do serviço de eletroencefalografia

Com aquisição de novos equipamentos e readequação da área, número de exames aumentará em 100%

ter, 11/05/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

A Clínica de Neurologia do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, inaugura nesta quarta-feira, 12, as novas instalações do Serviço de Eletroencefalografia.

Com a readequação da área e aquisição de avançados aparelhos, o serviço aumentará em 100% a capacidade de atendimento, passando de 300 a 600 exames/mês. Agora, o serviço tem dez equipamentos, dos quais três são móveis e deverão atender pacientes graves internados nas Unidades de Terapia Intensiva ou com entrada no Pronto-Socorro.

O exame de eletroencefalografia é indicado para o diagnóstico de pacientes com crises convulsivas, perda de consciência,  alterações psiquiátricas, quadros vasculares, processos infecciosos que acometem o sistema nervoso, demência,  distúrbios de movimento, alterações metabólicas e, até mesmo, para a investigação de quadros de coma e morte encefálica.

Uma sala com isolamento acústico para a sedação de pacientes também foi construída no local para facilitar o registro em sono e proporcionar mais conforto ao doente, explica a neurologista Eliana Garzon, responsável pelo serviço. Segundo a neurologista, esse investimento equipara a unidade aos melhores laboratórios internacionais de EEG.

Exame

A eletroencefalografia registra atividade elétrica cerebral por intermédio de eletrodos fixados no couro cabeludo.  Tem duração média de 30 minutos com o paciente acordado, em sono e com as provas de ativação. Todo o procedimento é acompanhado por câmara de vídeo e avaliado pela equipe médica. Os dados permitem um diagnóstico preciso dos eventos.

O serviço  funciona no 6º andar do Prédio dos Ambulatórios do Instituto Central do Hospital das Clínicas. Os pacientes são encaminhados pelos ambulatórios de especialidades da Secretaria da Saúde e pela própria clinica de neurologia do HC.

Do Hospital das Clínicas