HC ganha autonomia para contratar 1.500 profissionais

Unidade de saúde estadual perde 40 profissionais por mês, contratação imediata será de 600 pessoas

seg, 02/07/2007 - 17h53 | Do Portal do Governo

O governador José Serra e o Secretário Estadual da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, assinaram na tarde desta segunda-feira, 2, um decreto que dá ao Hospital das Clínicas de São Paulo, o maior da América Latina, autonomia para contratação de cerca de 1.500 funcionários.

De acordo com o documento, agora o HC poderá contratar de maneira mais fácil e ágil profissionais para as áreas que acreditar ser necessário, repondo o quadro de funcionários, sempre por concurso público. Hoje o HC tem cerca de 11.500 funcionários. Com o decreto poderá chegar a 13.000.

A ação faz parte do Programa Estadual de Desburocratização (PED), lançado pelo governador no início deste ano  O secretário Barradas Barata acredita que a medida irá melhorar o atendimento à população. “Com mais funcionários, o atendimento, que já é de qualidade, será acelerado. É uma medida de desburocratização e de aumento de autonomia”, afirma.

O HC perde a cada mês cerca de 40 profissionais de saúde. As novas contratações tinham que passar por diversos órgãos, um trâmite burocrático que se arrastava por várias semanas. Desde junho do ano passado a unidade não podia contratar novos funcionários para substituir aqueles que deixaram de trabalhar, seja por aposentadoria, demissão ou falecimento. Primeiro, em função da lei eleitoral, que proíbe novas admissões ao longo do pleito. “Depois, por causa desse mecanismo burocrático, que existia no Hospital das Clínicas e que o governador resolveu eliminar”, relatou o secretário.

De imediato o HC deve chamar 600 profissionais, sempre de setores ligados à saúde, desde auxiliares de enfermagem e enfermeiros a médicos especialistas.

Manoel Schilindwein