HC ganha aparelho que avalia moléstias no sistema nervoso

Capacidade de atendimento será ampliada em 25%

qua, 23/09/2009 - 19h00 | Do Portal do Governo

A Unidade de Eletromiografia da Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP ganhou mais um aparelho de eletromiografia para diagnosticar moléstias no sistema nervoso como neuropatias, miopatias, radiculopatias, distúrbios da junção neuromuscular e moléstias degenerativas crônicas da ponta anterior da medula. 

O HC já contava com outros quatro equipamentos. Com o novo aparelho, o hospital vai aumentar em 25% a capacidade para o atendimento de pacientes com suspeita de anormalidade funcional do sistema nervoso periférico. 

Segundo o neurologista Mário Wilson Broto, responsável pela unidade de eletromiografia do HC, o benefício é resultado de parceria da Clínica Neurológica com o Laboratório Sanofi – Aventis, responsável pela doação do equipamento que permitirá a unidade realizar 400 procedimentos/mês, 80 a mais dos oferecidos atualmente. 

O exame de eletromiografia permite uma análise funcional das lesões do sistema nervoso periférico, fornecendo um diagnóstico topográfico e quantitativo. Esse material é importante para elaborar a terapêutica medicamentosa ou ser utilizado numa cirúrgica reparadora. 

O procedimento leva, em média, duas horas e é realizado num determinado seguimento. O aparelho é capaz de registrar e medir a eletricidade de um nervo e músculo. Diariamente são realizados quatro procedimentos por aparelho. 

O processo consiste na introdução de agulha com um eletrodo através da pele até o músculo. As correntes elétricas geradas são exibidas em um osciloscópio e podem ser ouvidas por meio de um auto-falante. O formato da onda produzida indica informações sobre a habilidade que o músculo possui de responder ao estímulo nervoso. 

Com indicação médica criteriosa, o exame não deve ser realizado por quaisquer motivos, alerta o especialista. É um exame “médico dependente”, do tipo artesanal. 

“De acordo com a suspeita clínica da doença existem dezenas de diferentes maneiras de estudar os nervos e músculos. Por este motivo, o exame deve ser realizado por um médico especializado, com amplos conhecimentos de neurologia clínica e neurofisiologia”, orienta o neurologista. 

Do Hospital das Clínicas