HC faz campanha para alertar sobre AVC

Conhecida como derrame, acidente vascular cerebral é a principal causa de morte no Brasil

qua, 24/10/2012 - 11h42 | Do Portal do Governo

O acidente vascular cerebral (AVC), popularmente conhecido como derrame cerebral, caracteriza-se pela perda da função neurológica, devido ao entupimento ou rompimento de vasos sanguíneos cerebrais. É responsável por 100 mil mortes anuais no Brasil.

O AVC será foco da campanha realizada na segunda-feira, 29, por neurologistas do Hospital das Clínicas. Os médicos vão alertar a população, por meio de vídeos e material explicativo, no Prédio dos Ambulatórios do Instituto Central do HC. A ação acontece das 9h às 11h no local onde circulam mais de 10 mil pessoas todos os dias.

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

Os sintomas do acidente vascular cerebral são formigamento ou fraqueza em um dos lados do corpo, súbita dificuldade para falar, enxergar e andar; perda de equilíbrio, súbita forte dor de cabeça sem causa aparente e vertigem (sensação de tudo virar). 

ASSISTA AOS VÍDEOS
Cuidado e carinho na rede pública
Doar Leite é doar amor 

Os médicos alertam que a melhor forma de prevenir a doença é praticar exercícios regulares, ter uma alimentação balanceada, não fumar e evitar o consumo excessivo de álcool, já que o sedentarismo, a obesidade, o fumo e o álcool são fatores de riscos.

A doença acomete pessoas que têm hipertensão arterial, diabetes e doenças do coração. A sequela mais comum é a paralisia completa ou a fraqueza de um lado do corpo. Procurar imediatamente um serviço médico especializado ao menor indício do AVC é essencial para a sobrevivência do paciente.

SERVIÇO
Campanha para alertar sobre o AVC
Prédio dos Ambulatórios do Hospital das Clínicas (Av. Enéas de Carvalho Aguiar, 155 – São Paulo – SP)
29 de outubro, das 9h às 11h
Grátis

Do Portal do Governo do Estado