HC explica diferença entre infarto e parada cardíaca

De cada dez pacientes infartados do Instituto do Coração, um tem menos de 50 anos

sáb, 27/06/2009 - 13h00 | Do Portal do Governo

Quase ninguém sabe, mas infarto e parada cardíaca não são sinônimos. O infarto provoca e é a causa mais comum da parada cardíaca, mas diversos fatores que podem culminar na doença, como insuficiência cardíaca em fase terminal, embolia pulmonar e arritmia cardíaca congênita.

O coração funciona como uma bomba de ejeção de sangue para o corpo humano. Quando ele se contrai, distribui sangue pelas artérias e quando se dilata, traz o sangue de volta para dentro dele, pelas veias. A parada cardíaca ocorre quando o coração para de funcionar. Nessa condição, ele deixa de exercer a função de bomba, inviabilizando a circulação do sangue pelo organismo.

De acordo com o cardiologista e diretor da Unidade Clínica de Coronariopatias Agudas do Instituto do Coração da Universidade de São Paulo, José Carlos Nicolau, o infarto é a causa mais comum de parada cardíaca na população. “Além de fazer com que o sangue circule pelo corpo, o coração também precisa de sangue para o próprio funcionamento. Quando há obstrução de um vaso que alimenta o órgão, a região relacionada a esse vaso pode vir a morrer. Isso é o infarto do miocárdio (do coração)”, fiz. Segundo o médico, o infarto tem tamanho e repercussão variáveis de acordo com o vaso obstruído.

De 3.439 infartados atendidos pelo Incor nos últimos dez anos, 479 tinham 50 anos ou menos – o que corresponde a 14%. O especialista lembra que, quando há uma parada cardíaca, é fundamental que haja atendimento rápido. “Em alguns casos, é possível reverter o quadro. Quando o atendimento é feito prontamente, diminuem-se os riscos de lesão cerebral”, completa.