HC estuda nova técnica para tratar depressão pós-parto

Triagens devem ser agendadas pelo telefone, das 13 às 17 horas

sáb, 28/07/2007 - 16h17 | Do Portal do Governo

O Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) seleciona mulheres entre 18 e 35 anos, que tenham dado à luz no máximo há seis meses e apresentem sintomas depressivos de leves a moderados (depressão pós-parto), para estudo que avaliará a eficácia da estimulação magnética transcraniana (EMT) no tratamento da doença.

A EMT é uma técnica que, por meio de um campo magnético potente, similar ao da ressonância magnética, reativa neurônios ou sistemas neuronais desativados em virtude da depressão. De acordo com Marco Antônio Marcolin, responsável pelo Grupo de Estimulação Cerebral do IPq, o campo magnético, transmitido em forma de pulsos rápidos, atravessa o couro cabeludo e o crânio, na região que se pretende ativar. A técnica é uma das mais promissoras terapêuticas em psiquiatria da atualidade. Não é agressiva, tem baixíssima taxa de efeitos colaterais e é indolor.

Os principais sintomas da depressão pós-parto são tristeza, falta de energia, choro fácil, irritabilidade, preocupações exageradas, ansiedade, alterações do apetite e insônia ou sonolência em excesso. O tratamento consiste em 20 aplicações de EMT ao longo de quatro semanas. É necessário que a voluntária compareça ao IPq durante o período, de segunda a sexta-feira, em horário a ser definido.

Estima-se que 15% das mulheres no pós-parto apresentam a doença, geralmente decorrente de alterações neuroendócrinas, que podem comprometer os processos de neurotransmissão no cérebro.  

Do IPq 

SERVIÇO

Triagens devem ser agendadas pelo telefone (11) 3069-6525

Das 13 às 17 horas

Deixar na secretária eletrônica nome, idade, data do parto,

endereço e telefones para contato