HC ensina idoso a melhorar o equilíbrio e a forma de caminhar

Oficinas simularão compras em supermercados, caminhar em calçadas com desníveis e vias com obstáculos

seg, 21/06/2010 - 10h00 | Do Portal do Governo

Os serviços de Fisioterapia e Geriatria do Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, ensinarão os idosos a melhorarem o equilíbrio e a forma de caminhar para a prevenção de quedas – sexta causa de óbito em pessoas com mais de 65 anos.

Os interessados deverão comparecer nesta quarta-feira, 23, das 8 às 16 horas, ao Prédio dos Ambulatórios (Avenida Enéas de Carvalho Aguiar, 155, próximo à Estação do Metrô Clínicas).

No hospital, os idosos participarão de oficinas que irão simular situações do dia-a-dia para minimizar os riscos de cair. Serão compras em supermercados, caminhadas em calçadas com desníveis, ruas com obstáculos e marcha sobre linha. Também aprenderão a fazer exercícios simples, que podem ser realizados em casa, para fortalecer a musculatura e ajudar no equilíbrio.

Segundo os fisioterapeutas, a fraqueza muscular, especialmente nas pernas, é um dos fatores de risco de quedas mais importantes. As fraturas no quadril são consideradas lesões sérias.  Apenas 50% dos idosos hospitalizados por causa deste tipo de fratura retornam para a casa e vivem de forma independente.

Dicas de segurança

Os profissionais irão enumerar, ainda, alguns cuidados que devem ser tomados no ambiente domestico como boa iluminação nas escadas e corredores; retirar tapetes soltos, móveis baixos e obstáculos do chão; colocar piso antiderrapante, especialmente no banheiro; instalar barras de segurança no box e ao lado do vaso sanitário; remover soleiras altas das portas; não encerar o piso; manter corrimão nas escadas e colocar utensílios e mantimentos em locais de fácil alcance.

Em paralelo, haverá exibição de vídeo e distribuição de material educativo para maior assimilação das informações pelos participantes.

A partir das 19 horas será realizada uma mesa redonda que discutirá o tema Prevenção de Quedas: como avançar? Destinado aos profissionais da saúde, o evento acontecerá no teatro da Faculdade de Medicina da USP. As inscrições podem ser feitas telefone: 3069-6867.

Do Hospital das Clínicas