HC ensina hospitais públicos a controlar dor dos pacientes

Treinamentos deverão começar ainda este mês

qua, 22/04/2009 - 16h00 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas de São Paulo será referência no controle da dor para os demais hospitais da rede pública estadual. Adotar o procedimento como quinto sinal vital – já em vigor na unidade – e formar equipes especializadas em assuntos relacionados a dor são os objetivos da equipe de Controle da Dor.

O projeto piloto será no Hospital Estadual Pérola Byington, referência em alta complexidade na área de saúde da mulher. Outros hospitais estaduais da capital também já manifestaram interesse, como o Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia. Os treinamentos deverão ter início ainda neste mês.

Todas as Enfermarias do HC, que completou 65 anos de existência neste mês de abril, contam com o trabalho da equipe de Controle da Dor, que realiza cerca de 750 atendimentos mensais a pacientes internados e outros 250 às pessoas que passam por consulta ambulatorial.

Uma das propostas da equipe do HC é mostrar que, assim como a temperatura, pressão, freqüência cardíaca e respiração dos pacientes, a intensidade da dor também deve ser constantemente avaliada. Assim, a equipe médica determina os remédios adequados para tratar a dor e evitar o sofrimento do paciente.

Segundo Irimar Posso, coordenador do Grupo de Controle da Dor da Divisão de Anestesia do HC, a capacitação de outros hospitais no controle da dor é inédita no país. “Todos os hospitais de bom padrão europeu ou norte-americano contam com grupos de controle da dor. O tratamento adequado da dor é condição primordial para que os hospitais recebam selos de qualidade de organizações nacionais e internacionais”, afirma.

O coordenador ressalta, ainda, que evitar a dor humana não é tarefa simples, pois são muitas as causas da sensação e ela sempre será subjetiva. “Por isso, é necessário mudar a cultura de alguns médicos para que eles não duvidem da dor do paciente”, analisa, acrescentando que o segundo passo é saber quais medicamentos ou técnicas podem ser prescritas em cada caso. Analgésico, massagem e calor podem ser tão importantes como repouso, acupuntura e até carinho, dependendo do tipo de dor.

Da Secretaria da Saúde e do Hospital das Clínicas de São Paulo