HC duplicará capacidade de atendimento no setor de diálise

Obras de ampliação e aquisição de máquinas beneficiarão pacientes renais

ter, 17/08/2010 - 11h00 | Do Portal do Governo

O Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, duplicará a capacidade de realizar diálise em pacientes internados ou em atendimento de emergência. Nesta terça-feira, 17, o hospital irá inaugurar a ampliação da Unidade de Hemodiálise de Agudos. Agora o setor passará a atender 24 pacientes por dia, em quatro turnos.

A expansão da área e a aquisição de mais três máquinas convencionais, totalizando seis, deverão suprir a demanda atual, garantir mais conforto aos pacientes com insuficiência renal e eliminar o quinto turno de diálise, adotado para atender a procura dos doentes que necessitam de tratamento dialítico.

Segundo o responsável pela área, Luis Yu, a grande demanda exigiu o funcionamento ininterrupto da unidade, acarretando sobrecarga de trabalho e desgaste acentuado dos equipamentos. Somente em 2009, foram realizadas mais de 500 hemodiálises por mês na unidade, inclusive durante a madrugada. Além disso, o setor efetuou mais de 250 procedimentos hemodialíticos mensais, nas diversas UTIs do Instituto Central.

Com a reestruturação da área e duplicação das máquinas de hemodiálise, a unidade terá condições de atender aos pacientes, em quatro turnos, destinando o quinto turno apenas para as emergências.

A Unidade de Agudos presta assistência a pacientes que, por alguma razão, perderam subitamente a função renal e precisam fazer diálise para que tenham possibilidades de recuperação e também aos pacientes renais crônicos que não se encontram em programa de diálise.

Para as melhorias, o hospital investiu aproximadamente R$ 272 mil, com a compra de equipamentos e reforma, que incluiu obras de revitalização, troca da parte hidráulica e elétrica, revisão de sistema de filtros de água e de ar-condicionado e adequação da rede de tratamento de água por osmose.

Do Hospital das Clínicas