HC de SP prepara crianças para viver 100 anos

Hospital monitora grupo de mil crianças desde a gestação para garantir maior qualidade de vida

seg, 17/09/2007 - 12h30 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas de São Paulo, ligado à Secretaria Estadual da Saúde, está preparando cerca de mil crianças para viver até, pelo menos, os 100 anos de idade, e com qualidade de vida. O projeto está sendo realizado no Centro de Saúde Escola do Butantã, zona oeste da capital, com monitoramento dos profissionais do HC.

Por meio de metodologia específica, chamada “familiograma”, é realizado um levantamento detalhado do histórico da criança e de seus familiares, incluindo características genéticas e sociais, para o acompanhamento do grupo.

O objetivo do trabalho é possibilitar às crianças melhores condições de saúde, para que elas superem, com folga, a atual expectativa de vida dos brasileiros, que é de 71 anos.“Todo o nosso projeto tem como objetivo oferecer condições para que as crianças vivam o máximo possível e com qualidade de vida”, explica a pediatra Sandra Grisi, uma das coordenadoras do trabalho.

Os casos são acompanhados individualmente. São levados em conta características únicas do indivíduo em seu histórico familiar – como doenças de seus avós ou pais -, monitoradas desde os primeiros anos, além das condições sócio-ambientais.

O trabalho de acompanhamento do crescimento leva em conta não apenas a evolução na infância e na adolescência, mas a prevenção de eventuais doenças que a criança possa ter na vida adulta, originadas nos primeiros anos de vida ou até mesmo na fase fetal.

Doenças como diabetes, hipertensão ou osteoporose, quando identificadas no histórico familiar, começam a receber atenção especial e ações básicas como hábitos alimentares, estilo de vida e atividade física desde a infância, são monitoradas.

Secretaria Estadual da Saúde

(I.P.)