HC de Ribeirão Preto recebe doação de equipamentos

Aparelhos estão orçados em mais de um milhão de reais

ter, 20/07/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto, recebeu doação de equipamentos de endoscopia digestiva orçados em mais de um milhão de reais graças à intermediação da Organização Mundial de Gastroenterologia.

Foram recebidos cinco sistemas de videoendoscopia (fonte de luz e processador de imagem), sendo dois top de linha e três de uso rotineiro em diagnóstico, acompanhados de um videogastroscópio e de um videoduodenoscópio – ambos top de linha, de três videogastroscópios de uso rotineiro em adultos, um para uso em crianças, dois videocolonoscópios de uso diagnóstico em adultos e um de uso em crianças e três videosigmoidoscópios.

Os aparelhos de uso rotineiro capturam imagens de 410 mil pixels, enquanto os aparelhos top de linha atingem a definição de 850 mil pixels. Essa tecnologia permite a ampliação digital da imagem em até 135 vezes e também possibilita a análise detalhada da estrutura no esôfago, estômago e duodeno bem como realce da vasculatura da mucosa desses órgãos.

Com os novos aparelhos, os resultados dos exames mostrarão com maior nitidez cânceres em suas fases iniciais, permitindo diagnóstico de lesões milimétricas, passíveis de cura por intervenção endoscópica ou cirúrgica.

Do Hospital das Clínicas de Ribeirão Preto