HC de Ribeirão Preto faz transplante inédito de medula óssea

Sem doador na família e com diagnóstico de leucemia, criança recebe células de um cordão umbilical compatível no Hospital das Clínicas da região

ter, 24/03/2009 - 14h00 | Do Portal do Governo

O primeiro transplante não aparentado de células-tronco hematopoéticas foi realizado no último dia 3, no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP), da Universidade de São Paulo (USP). Credenciado para este tipo de procedimento desde o segundo semestre de 2008, o hospital realizou o procedimento em um paciente de 2 anos e 9 meses, portador de um tipo raro de leucemia, que recebeu as células de um cordão umbilical compatível, encontrado no Banco de Sangue de Cordão do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

Células-tronco hematopoéticas são células primitivas que possuem a capacidade de autorrenovação e diferenciação em diversos tipos de células. “No caso dessa criança, a única alternativa terapêutica, com potencial de cura, era o transplante de medula óssea. Como ela não tinha doador na família, o fato de haver um cordão compatível viabilizou o tratamento”, explica o médico hematologista Fabiano Pieroni, da Unidade de Transplante de Medula Óssea do HCFMRP.

A doação pode vir por intermédio de “doadores não relacionados” (sem parentesco) ou de um cordão umbilical. Nesse caso, exige-se a aprovação da mãe e são necessárias condições técnicas de captação na maternidade e um local tecnologicamente adequado para armazenamento.

A vice-coordenadora da unidade, professora Belinda Simões, destaca a importância do aumento no número de doações de medula óssea, de cordão umbilical ou de doadores não relacionados. “Quanto mais adultos forem candidatos à doação e quanto mais mães doarem cordões, maiores as chances de se encontrar um doador ou um cordão compatível para um doente”, esclarece.

SERVIÇO
O setor de Cadastro Voluntário de Medula Óssea do Hemocentro de Ribeirão Preto recebe doações diariamente, das 7h às 13h, e mantém posto de coleta no centro de Ribeirão Preto, na Rua Quintino Bocaiúva, 470, de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h, e aos domingos, das 7h às 13h. Podem fazer a doação pessoas com idade entre 18 e 55 anos.
Informações: 0800-9796049.

Do HCFMRP e da Agência Imprensa Oficial