HC de Botucatu recebe novos aparelhos para medicina nuclear

Doados pelo Instituto do Coração, aparelhos fazem exames para as áreas de cardiologia, nefrologia, pneumologia, ortopedia e clínica médica

seg, 26/04/2010 - 18h00 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da Unesp, câmpus de Botucatu, deverá colocar em operação, até o segundo semestre, dois novos aparelhos usados em cintilografia, exame que se utiliza de imagem para a verificação específica de um órgão. Com esses equipamentos, o setor técnico de Medicina Nuclear espera aumentar a capacidade de atendimento em 10% nos próximos meses. Doados pelo Instituto do Coração (Incor), os aparelhos são avaliados em R$ 500 mil e têm a capacidade de realizar exames para as áreas de cardiologia, nefrologia, pneumologia, ortopedia e clínica médica.

Serão instaladas duas câmaras Gama, uma com dois detectores e outra com apenas um. Para a instalação dos equipamentos, um espaço no setor está passando por reforma. Em 2009, foram realizados 4.162 atendimentos entre exames e procedimentos com o uso desse tipo de aparelho. Apenas Bauru, Jaú e Botucatu oferecem o serviço conveniado pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

O parque tecnológico do setor conta atualmente com dois aparelhos em atividade. A incorporação dos equipamentos doados fará com que a oferta seja ampliada. “O HC receberá grande auxílio, já que será possível reduzir o tempo de permanência do paciente por não ser necessário revelar negativos de exames, por exemplo. O tratamento também passa a ser mais ágil e menos cansativo”, explica a responsável médica pelo setor, Kátia Koga.

Com esses exames é possível diagnosticar, por exemplo, doença arterial coronariana, más-formações congênitas renais, alguns tipos de câncer e doenças ósseas e reumatológicas. Também podem ser aplicados para o tratamento de complicações na tireiode, entre outros.

Por meio do recurso, é possível visualizar a porção do órgão que está funcionando, ao passo que outros exames de imagem permitem a observação anatômica de todo o órgão, ainda que ele esteja lesado ou com seu funcionamento comprometido. 

Da Unesp