HC de Botucatu promove encontro sobre cuidados com pacientes estomizados

Evento do Hospital das Clínicas reuniu profissionais de níveis superior e técnico, alunos de graduação e pós-graduação

dom, 15/09/2019 - 12h34 | Do Portal do Governo

Nesta quarta-feira (11), o Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), ligado à Universidade Estadual Paulista (Unesp), realizou o I Encontro Multiprofissional em Estomias. O evento reuniu profissionais de níveis superior e técnico, além de estudantes de graduação e pós-graduação.

Vale destacar que a estomia consiste na abertura de um órgão oco como, por exemplo, algum trecho do tubo digestivo, do aparelho respiratório, urinário, ou outro qualquer, podendo ou manter uma comunicação com o meio externo, através de uma fístula, por onde um tubo de inspeção ou manutenção pode ser conectado.

A organização foi do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas, por meio do Núcleo de Eventos Científicos, em parceria com a Gerência de Enfermagem do HCFMB e a Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB). Os participantes assistiram a palestras que abordaram aspectos que envolvem pacientes estomizados. Uma mesa-redonda foi realizada no fim do dia.

Reflexão

O enfermeiro Adilson Lopes Cardoso, responsável pelo Ambulatório de Estomizados do HCFMB, destacou que o objetivo do encontro foi trazer a reflexão sobre os aspectos de reabilitação, um grande desafio para os profissionais de saúde. “É indispensável o conhecimento das necessidades desses pacientes através de suas indagações que, além de serem diversas, mudam constantemente. Isso é feito por meio da atuação e compartilhamento das experiências da equipe multiprofissional”, salientou.

A mesa de abertura foi composta pelas enfermeiras Liriane Garita, gerente do Núcleo de Ambulatórios do HCFMB e Bárbara Nery, gerente de Enfermagem. Na ocasião, Bárbara Nery comentou a importância do aprendizado contínuo sem perder o amor pelo cuidado com o paciente.

“Desejo que vocês se atualizem, mas que não se esqueçam do amor, do cuidado e da dedicação. Esse evento tem como objetivo apresentar todo o caminho percorrido até agora, com o objetivo de melhorar o conhecimento dos profissionais e estudantes”, enfatizou.

O evento na cidade do interior paulista tratou de temas como: Ambulatório de Estomizados do HCFMB; Diretrizes Nacionais para a Atenção à Saúde das Pessoas Estomizadas/Referência e Contra referência; Cuidados com pacientes estomizados na unidade de internação; Cuidados com Gastrostomia; A importância da equipe multidisciplinar no cuidado com pacientes estomizados; Inclusão Social, Família e Comunidade da pessoa estomizada.