HC de Botucatu inicia atividades dos cursos de especialização na área da Saúde

Estudantes formam a primeira turma dos conteúdos oferecidos pela unidade, vinculada à Universidade Estadual Paulista

sex, 06/03/2020 - 15h29 | Do Portal do Governo
DownloadDivulgação/HCFMB

Mais de 100 alunos começaram nesta semana uma nova trajetória: os estudantes formam a primeira turma dos cursos de Especialização na área da saúde oferecidos pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Botucatu (HCFMB), vinculado à Universidade Estadual Paulista (Unesp).

A partir deste ano, o HC é uma das unidades didáticas do Centro Formador de Recursos Humanos (CEFOR) para o Sistema Único de Saúde (SUS) de São Paulo “Dr. Antônio Guilherme de Souza”, órgão pertencente à Secretaria de Estado da Saúde. Os cursos são reconhecidos pelo Conselho Estadual de Educação (CEE), da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo, e tem o apoio administrativo do Departamento de Gestão de Atividades Acadêmicas (DGAA) do hospital.

Nesta segunda-feira (2), ocorreu a abertura oficial das atividades na sala de aula do Núcleo de Educação à Distância e Tecnologias da Informação em Saúde (NEAD.TIS), em conjunto com as demais unidades participantes no Estado, com uma videoconferência e atividades conduzidas pelo CEFOR.

Na terça-feira (3), houve a continuidade das atividades de recepção dos alunos em nível local. A mesa de abertura foi composta pelo superintendente do HCFMB, André Balbi, pela diretora da Faculdade de Medicina de Botucatu (FMB), professora Maria Cristina Pereira Lima, pelo diretor-presidente da Fundação para o Desenvolvimento Médico-Hospitalar (Famesp), professor Antonio Rugolo Junior, e pela gerente multiprofissional do HC e coordenadora geral dos cursos, professora Cristiane Lara Mendes Chiloff.

Foram explicados tópicos para a integração dos alunos à instituição, além de orientações para acesso ao HC, explicações sobre o Código de Conduta e noções de controle de infecção hospitalar, além da continuidade do cronograma previsto pelo CEFOR. Também foram disponibilizados aos alunos os conteúdos online pela plataforma Saúde, Educação e Tecnologia (SETe), sistema de gerenciamento de aprendizagem do HC e da FMB.

Parceria

O superintendente do HCFMB, André Balbi, deu as boas-vindas aos alunos. “Este curso foi muito esperado por todos e envolveu o trabalho de muitas pessoas. O hospital cresce a cada dia e é uma satisfação ter vocês aqui”, afirmou.

A diretora da FMB, Maria Cristina Pereira Lima, relembrou as primeiras formações de profissionais não-médicos no Estado e destacou a parceria entre HC, FMB e Famesp. “Ressalto a importância deste curso e o espaço de atuação que vocês terão, fruto do esforço de muitas pessoas ao longo dos últimos anos”, pontuou.

A coordenadora geral dos cursos, Cristiane Lara Mendes Chiloff, reforçou que o momento foi possível graças ao sucesso de muitos anos do aprimoramento profissional. “É importante este resgate histórico, pois os alunos sempre se sentiram mais preparados para o mercado de trabalho com o aprimoramento. Preparamos as atividades com a ajuda de muitos parceiros, para que vocês possam ter uma ampla formação e um ano produtivo”, destacou.

Carolina Scarparo Ferreira, de São Manuel, aluna da área de Odontologia, considera o curso uma oportunidade de aprimorar os conhecimentos. “Sempre quis estar aqui no HC e, quando saí da faculdade, procurei alguns cursos, mas faltava a questão prática. Resolvi fazer a inscrição. Estou muito feliz e com uma expectativa alta, pois estamos em um hospital de referência”, avaliou.