HC da Unicamp está entre os dez hospitais da América Latina com mais citações científicas

Órgão vinculado ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha, situa o Hospital de Clínicas da Unicamp entre os 10 hospitais da

sáb, 23/08/2008 - 13h20 | Do Portal do Governo

Um levantamento realizado por um grupo de pesquisa do Instituto de Estudos Documentários sobre Ciência e Tecnologia (IEDCYT), órgão vinculado ao Conselho Superior de Investigações Científicas (CSIC) da Espanha, situa o Hospital de Clínicas da Unicamp entre os 10 hospitais da América Latina com as maiores citações científicas e institucionais na web. A pesquisa avaliou o número de páginas encontradas na Web através de sites de busca (Google, Yahoo, Live Search e Exalead), a quantidade de trabalhos acadêmicos relacionados ao hospital em diversos formatos (pdf, xls, doc e ppt), o volume de trabalhos acadêmicos citados pelo Google Acadêmico (scholar.google.com) e acessos externos recebidos.

O Brasil assegurou cinco colocações entre os 10 primeiros do Webometrics Ranking of World Hospitals. O HC da Unicamp ficou na 7ª colocação. Entre as instituições brasileiras também colocadas entre os 10 estão Hospital Israelita Albert Einstein (3ª colocação), Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina Universidade de São Paulo (4ª colocação), Hospital do Câncer AC Camargo (8ª colocação) e Instituto do Coração – Incor (9ª colocação).

O Webometrics Ranking of World Hospitals foi desenvolvido pelo Laboratório de Cibermetria do IEDCYT-CSIC que se dedica, entre outras linhas de pesquisa, à análise quantitativa da Internet e de conteúdo da Web, especialmente aos temas relacionados com os processos de geração e divulgação acadêmica do conhecimento científico. O ranking foi divulgado recentemente com a finalidade de medir o volume, a visibilidade e o impacto das páginas publicadas pelos hospitais, com especial ênfase na produção científica (artigos, conferências, contribuições, pré-impressões, monografias, teses, relatórios, notícias etc).

De acordo com os responsáveis pelo Laboratório de Cibermetria do IEDCYT-CSIC o objetivo também é avaliar outros materiais (cursos, seminários ou workshops, bibliotecas digitais, bases de dados, multimídia etc), além das informações gerais sobre a instituição, os seus departamentos, grupos de pesquisa ou de apoio de serviços e pessoas que trabalham ou freqüentam cursos. O CSIC está diretamente subordinado ao Ministério de Educação e Ciência do Governo da Espanha.

Com estas classificações os organizadores do Webometrics Ranking of World Hospitals querem que pesquisadores em todo mundo intensifiquem a quantidade de publicações com melhor conteúdo científico na Web, para torná-las acessíveis aos colegas e as pessoas interessadas na área. Ao todo constam no trabalho dos espanhóis 13.074 hospitais de 240 países nos cinco continentes. No Brasil foram listados 367 hospitais.

Caius Lucilius com Gláucia Santiago

Da Assessoria de Imprensa do Hospital das Clínicas

(M.S.)