HC da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto terá atendimento especializado em dor neuropática

Ambulatório especializado começa a atender em março, às quintas-feiras, de manhã

qua, 27/02/2013 - 11h06 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP) da USP inicia em março atendimento especializado em pacientes com dor neuropática (decorrente de lesão do sistema nervoso, seja dos nervos periféricos, medula, tronco cerebral ou encéfalo).

– Siga o Governo do Estado de São Paulo no Twitter e no Facebook 

Os atendimentos serão às quintas-feiras, no período da manhã, no corredor 4 dos ambulatórios do HCFMRP e as consultas deverão ser agendadas no balcão amarelo. O endereço é Av. Bandeirantes, 3.900, Ribeirão Preto.

O serviço será iniciado em pacientes encaminhados por outros ambulatórios e hospitais vinculados ao HCFMRP. A dor neuropática é pouco diagnosticada, mas atinge 10% dos adultos jovens e 30% de pessoas que passaram dos 65 anos. A dor ciática e a diabetes estão relacionadas aos incômodos mais conhecidos.

Síndrome de ardência bucal e síndrome das pernas inquietas também são alertas, segundo o professor e coordenador do serviço, José Geraldo Speciali. Para ele o conceito de dor neuropática deve ser de conhecimento de todos os profissionais da saúde e de leigos também, porque do contrário pacientes que sofrem esse tipo de dor podem receber diagnóstico errado e serem tratados com analgésicos e anti-inflamatórios, ou ainda, receberem indicação para tratamento psiquiátrico.

Do Portal do Governo do Estado