HC dá dicas para um envelhecimento saudável

Cuidados básicos ajudam a preservar a visão, audição, paladar, olfato e tato

qui, 01/10/2009 - 19h30 | Do Portal do Governo

Os cinco sentidos do corpo humano sofrem alterações com o passar dos anos, que os tornam cada vez menos aguçados. Com alguns cuidados básicos, no entanto, as pessoas podem evitar os desgastes sensoriais, preservando visão, audição, paladar, olfato e tato.

Para lembrar o Dia Internacional do Idoso, comemorado nesta quinta-feira, 1, especialistas do Grupo de Geriatria do Hospital das Clínicas da FMUSP, ligado à Secretaria da Saúde, explicam como ocorrem as modificações dos sentidos humanos e dão dicas para obter um envelhecimento saudável.

Audição

Segundo o geriatra do HC Leonardo Lopes, o diagnóstico precoce da perda auditiva evita a evolução, minimizando o impacto negativo que essa alteração traz para a vida do idoso. Ele explica que pesquisas internacionais apontam que, a partir dos 65 anos, 18% dos idosos começam a ter queixas auditivas. “Com o passar da idade o problema se agrava, atingindo cerca de 30% dos idosos com 80 anos e 50% daqueles com 90 anos ou mais”, informa.

Ainda de acordo com o especialista, na terceira idade sons de alta frequência (música, voz feminina ou de criança, sons ambientes como canto de pássaros) vão ficando difíceis de serem identificados.

Uma das principais causas de perda auditiva está ligada à exposição a ruídos excessivos. “Pessoas que passaram grande parte da vida expostas a barulhos, principalmente no trabalho e sem o uso de proteção adequada, tendem a ter mais problemas”, alerta Lopes. A avaliação periódica para controle de doenças como hipertensão, diabetes e obesidade também é fundamental para proteger a audição.

Visão

Os problemas oculares mais comuns relacionados à terceira idade são: catarata, glaucoma e retinopatia diabética. A doutora Érika Satomi lembra que com o envelhecimento, a produção de lágrimas diminui e a musculatura do olho enfraquece. De acordo com ela, não existe uma idade específica para desencadear perdas da visão, mas existem medidas que ajudam a prevenir o problema, como evitar fumar; usar óculos de sol e controlar doenças como diabetes e hipertensão.

Paladar e Olfato 

Antes dos 65 anos, somente 2% das pessoas têm queixas relacionadas à falta de paladar e olfato. De acordo com a geriatra, Sumika Mori Lin, o número sobe para 30% entre pessoas de 70 e 80 anos. “A partir dos 80 anos, a perda desses dois sentidos atinge cerca de dois terços dos idosos”, explica.

A doutora ressalta que a perda de peso relacionada à diminuição de paladar é muito comum. “Idosos que antes se alimentavam com prazer passam a não ter mais vontade de comer, podendo levar a um estado de desnutrição, não só pela perda de paladar e olfato, mas também por outras alterações naturais do envelhecimento”, afirma. “Manter uma boa higiene oral, evitar o fumo e bebidas alcoólicas são medidas que ajudam a conservar a sensibilidade ao longo dos anos”, ressalta a médica.

Tato 

Com o avanço da idade, há uma redução da sensibilidade da pele à dor.  Diferenças entre quente e frio também ficam difíceis de serem identificadas, aumentando o risco de lesões por queimaduras.  Para prevenir acidentes na terceira idade, é recomendado cuidados com a temperatura máxima da água e com o fogo. Atenção a possíveis lesões no corpo também são importantes, pois com a diminuição do tato, o idoso fica privado do principal sinal de que algo está errado, a dor.

Equilíbrio 

Apesar de não ser um dos cinco sentidos humanos, o equilíbrio também deve ser encarado como um sentido vital na terceira idade, pois o medo de quedas podem levá-los a não sair de casa. Segundo o geriatra Antonio Carlos Pereira Barretto Filho, pesquisador nas áreas de tontura, equilíbrio e quedas do idoso, 13,6% dos idosos que procuram a geriatria do HC se queixam de tonturas. “A perda de equilíbrio está ligada a outras doenças e não faz parte do envelhecimento normal”, informa. Além da prática de atividades físicas, ele ressalta a importância de cuidar da visão, pois é um dos componentes mais importantes do equilíbrio.

Da Secretaria da Saúde