HC cria centro odontológico para crianças com câncer

Centro realiza atendimento preventivo antes do início da quimioterapia; objetivo é evitar infecções

qua, 07/11/2007 - 17h33 | Do Portal do Governo

O Hospital das Clínicas de São Paulo, ligado à Secretaria Estadual da Saúde, criou um serviço de odontologia voltado aos pacientes da pediatria com problemas oncológicos e hematológicos atendidos pelo Itaci (Instituto de Tratamento do Câncer Infantil). O objetivo é oferecer tratamento dentário às crianças antes do início da quimioterapia a fim de evitar futuras complicações, como infecções, durante o tratamento.

O consultório odontológico foi instalado próximo ao ambulatório e possui uma equipe formada por quatro dentistas especializados em crianças com estas patologias. A proposta é que haja total integração entre a equipe de dentistas e a médica, para que seja possível trocar informações sobre o estado de saúde da criança.

Na primeira consulta, que dura cerca de uma hora, o profissional faz uma extensa avaliação do estado geral da criança e do tratamento dentário que deve ser iniciado. “O primeiro atendimento é o mais longo, pois precisamos nos familiarizar com cada caso e, para isso, conversamos muito com o paciente e seus familiares”, diz o Dr. Marcelo Fava de Moraes, coordenador de Odontologia do Instituto da Criança.

Em apenas dez dias de funcionamento, o novo centro atendeu cerca de 60 pequenos pacientes. A meta é expandir o serviço no próximo ano, com a inauguração de um centro cirúrgico para pacientes com problemas mais complexos e um setor voltado à pesquisa.

Atualmente, o serviço atende pacientes internados e em atendimento ambulatorial. “A intenção é que, no futuro, todos os pacientes passem por este tratamento preventivamente, antes de iniciar o processo de quimioterapia”, afirma Dr. Fava de Moraes.

Do Hospital das Clínicas

(S.M.)