HC convoca hipertensas para pesquisa com contraceptivos

Serão selecionadas 70 pacientes e estudo deverá seguir por pelo menos um ano

seg, 26/10/2009 - 18h00 | Do Portal do Governo

Mulheres hipertensas (níveis leve e moderado), de 18 a 42 anos, podem participar de pesquisa clínica para avaliar os efeitos dos diferentes métodos contraceptivos (pílula, injetável mensal e Dispositivo Intrauterino – DIU) no controle da pressão arterial. O teste também exige que a paciente não use outro método anticoncepcional, não seja fumante e nem obesa, e não tenha outro problema de saúde. 

O Ambulatório de Planejamento Familiar da Ginecologia do Hospital das Clínicas (HC), da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), realiza essa pesquisa desde julho do ano passado. No momento, faz a triagem para incluir mais 70 pacientes femininas no estudo, que seguirá por mais um ano, no mínimo. 

“Nos últimos 15 anos, registramos aumento preocupante de mulheres hipertensas, de 18 a 45 anos. Iniciamos o estudo para sabermos quais contraceptivos são seguros para essas pacientes e não ampliar o risco de piora de pressão arterial e derrame”, afirma a médica Cassiana Giribela, que coordena a pesquisa sob a orientação dos médicos Nilson Roberto de Melo e Fernanda Consolim Colombo. 

O estudo analisa também a influência dos contraceptivos nos exames de sangue – colesterol, glicemia, hormônios masculinos e funcionamento dos vasos sanguíneos. A doutora Cassiana informa que pelo acompanhamento inicial das mulheres, testadas desde julho do ano passado, verifica-se que os contraceptivos utilizados (pílula com progesterona diurética e baixa dose de hormônio, injeção com hormônio natural e DIU – método neutro) têm boa aceitação no organismo das mulheres e não pioram a pressão arterial. 

Todas as candidatas à pesquisa farão exame de papanicolau e terão atendimento ginecológico. A triagem também inclui exames de sangue básicos, medição de pressão arterial e avaliação clínica. A seleção será feita nos próximos três meses e não é necessário agendamento. Basta comparecer ao Ambulatório de Planejamento Familiar da Ginecologia do HC, (Avenida Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 155, Cerqueira Cesar, próximo à Estação Clínicas do Metrô) sempre às quarta-feiras, às 8 horas. 

O estudo terá duração mínima de um ano. Nos primeiros seis meses, as participantes serão consultadas no ambulatório pelo menos uma vez por mês. Elas farão o monitoramento ambulatorial de pressão arterial (Mapa) no Instituto do Coração (Incor). Trata-se de um exame mais minucioso em que o dispositivo é instalado no corpo da paciente durante 24 horas. 

Da Agência Imprensa Oficial