HC conscientiza população no Dia Nacional de Doação de Órgãos

Programação inclui show musical, distribuição de material educativo, jogos interativos e distribuição de brindes

qua, 22/09/2010 - 14h00 | Do Portal do Governo

O Instituto Central do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, promoverá na próxima segunda-feira, 27, uma série de atividades para conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos. O evento será realizado na data em que se comemora o Dia Nacional de Doação de Órgãos e Tecidos.

As atividades acontecerão das 8 às 13 horas, nas dependências do Prédio dos Ambulatórios (Avenida Enéas de Carvalho Aguiar, 155, próxima à estação do Metrô Clínicas),  por onde circulam diariamente cerca de 10 mil pessoas, entre pacientes, acompanhantes, visitantes e profissionais da saúde.

A programação terá show musical, com apresentação do cantor Falcão, performance da dupla Esparadrapo e Cia, distribuição de material educativo, jogos interativos e entrega de brindes.

Outro destaque será a exposição “Um olhar sobre a doação”, de autoria dos alunos da Escola Municipal de Ensino – EMEI, em funcionamento no Complexo HC, será montada no hall de entrada do Instituto Central.

O Coral da Polícia Militar também participará das comemorações, em ato ecumênico que contará com a presença de familiares de doadores e receptores.

Seminário

Na terça-feira, 28, um seminário focará o processo de doação de órgãos para transplante, as crenças e mitos e a ética em transplantes. A participação é gratuita.

As palestras serão ministradas pelos especialistas: Telesforo Bachella (presidente da Comissão de Transplantes de Órgãos e Tecidos do HC),  Leonardo Borges (coordenador da OPO- Organização de Procura de Órgãos do HC), Luiz Sergio Fonseca e Gustavo Fernandes Ferreira (médicos assistentes do Serviço de Transplante Renal) e Bianca Nascimento (psicóloga do serviço).

Em 2009, o Hospital das Clínicas realizou 704 transplantes. Foram 195 de medula óssea, 188 de rim, 175 de fígado, 82 de córneas, 31 de coração, 21 de pulmão e 12 de pâncreas.  Os transplantes de ossos somaram 1.536, totalizando 2.240 procedimentos cirúrgicos.

Doadores

Os doadores são pacientes com morte encefálica em tratamento em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Muitas vezes são vítimas de traumatismo craniano ou derrame cerebral.

A Central de Captação, Notificação e Distribuição de Órgãos é responsável pela lista de espera dos receptores. Como a concretização do transplante depende de exames de compatibilidade entre doador e receptor, nem sempre o primeiro da fila será o eleito para a cirurgia.

Para ser um doador, não precisa deixar nada por escrito. Basta comunicar a família, que autorizará a doação.

Do Hospital das Clínicas