HC conquista certificação inédita na América Latina

No mundo, apenas sete mil laboratórios são reconhecidos pela excelência de boas práticas e segurança

qua, 20/10/2010 - 12h00 | Do Portal do Governo

A Divisão de Laboratório Central (DLC) do Hospital das Clínicas, da Faculdade de Medicina da USP, conquista acreditação do Colégio Americano de Patologistas – CAP e se destaca no cenário internacional ao oferecer ao paciente uma medicina laboratorial à altura do que é praticado nos melhores centros do mundo.

O laboratório é o primeiro da rede pública do Brasil e da América Latina a obter a certificação pelo desenvolvimento de boas práticas e segurança. No Brasil, oito instituições privadas possuem a titulação. No mundo, são apenas sete mil entidades.

A Divisão de Laboratório Central realiza, em média, sete milhões de exames por ano e atende 3,5 mil pacientes por dia. Com o reconhecimento internacional, a DLC passa a fazer parte de um seleto grupo de laboratórios que praticam serviços de excelência em todo o mundo.

O CAP é uma sociedade médica que congrega mais de 17 mil médicos e membros da comunidade laboratorial ao redor do mundo, sendo pioneiro em garantia de qualidade laboratorial mundial.

O programa de acreditação da sociedade teve início nos anos 60 e é reconhecido pelo governo americano. Além disso, os padrões de inspeção determinados pelo Colégio Americano de Patologistas são rígidos, tendo por princípio a inspeção por pares.

Pioneira na busca de práticas de gestão inovadoras dentro da Medicina Laboratorial Nacional, a transformação da DLC em centro de excelência teve início em 1980.

Do Hospital das Clínicas